Título: Em debate na TV, candidatos atacam ausente
Autor: Costa, Raymundo e Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 29/09/2006, Política, p. A8

O não-comparecimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao debate de ontem à noite na TV Globo frustrou os demais candidatos à Presidência, que pretendiam acuar o líder nas pesquisas com perguntas sobre os escândalos de corrupção em seu governo. No mesmo horário, Lula participava do comício de encerramento de sua campanha, em São Bernardo (SP).

Sua ausência, no entanto, serviu de mote para que os adversários tentassem indispor o eleitorado em relação ao presidente. Logo na chegada, fizeram-se fotografar ao lado da cadeira vazia destinada a Lula.

Na abertura do programa, embora o tema sorteado tenha sido "impostos", o senador Cristovam Buarque (PDT) dirigiu ao presidente sua primeira pergunta, sem relação com o tema. Afirmou que Lula é um candidato "sob fortes suspeitas de uso de recursos públicos e de outros recursos de origem desconhecida" na campanha e indagou se, comprovado seu envolvimento nesses casos, ele renunciaria, mesmo depois de reeleito.

Em sua primeira intervenção, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, lamentou a ausência do candidato petista, classificando seu comportamento com desrespeitoso - "não a nós, mas ao eleitor, aos brasileiros e brasileiras que precisam de informação para decidir bem seu voto no próximo domingo". A senadora Heloísa Helena (P-SOL) também repudiou o não-comparecimento de Lula: "Ele tinha a obrigação de descer de seu trono de corrupção, arrogância e covardia para estar aqui". A corrupção foi tema recorrente durante todo o debate.