Título: Alckmin dedica último programa aos escândalos
Autor: Costa, Raymundo e Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 29/09/2006, Política, p. A8

O último dia do horário eleitoral seguiu o tom das propagandas na televisão exibidas ao longo da campanha. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realçou as realizações de sua gestão enquanto seu principal adversário, Geraldo Alckmin (PSDB), mesclou suas propostas com ataques ao campo ético do governo petista.

O tucano relembrou todos os escândalos que atingiram o governo federal, com ênfase ao mais recente deles, o da compra, por petistas, do dossiê contra tucanos. Fez uma retrospectiva e mostrou imagens das prisões dos envolvidos acompanhados, em seguida, de depoimentos revoltados da população. E atualizou os fatos no programa. Mencionou o pedido de prisão dos envolvidos e os indiciamentos do ex-ministro petista Humberto Costa e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares no caso da máfia dos vampiros. Ainda sobre o "dossiegate", Alckmin disse: "A Polícia Federal já sabe a origem dos dólares, mas só vai revelar depois das eleições".

Em relação às propostas, exibidas à tarde, prometeu mudanças na política fiscal e de segurança. "Vou fazer o que presidente Lula não fez: aumentar o policiamento nas fronteiras e combater o tráfico, que estraga os jovens." Depois emendou: "O brasileiro nunca pagou tanto imposto como hoje. Vamos baixar o imposto a começar pelo transporte, o ônibus, o trem." Na linha de se mostrar ao lado de aliados, exibiu cenas de comícios com Aécio Neves (PSDB-MG), José Serra (PSDB-SP), Paulo Souto (PFL-BA), Marconi Perillo (PSDB-GO) e Luiz Henrique (PMDB-SC).

Prejudicado pela perda de tempo devido à sua participação no horário eleitoral do candidato petista ao governo baiano, Jaques Wagner, o programa noturno do candidato se restringiu ao trecho inicial do programa da tarde: imagens externas com pessoas de mão dadas, ao som da Nona Sinfonia de Beethoven. Ao fundo, a voz do locutor com a seguinte mensagem: "Um novo Brasil está nascendo pelas nossas mãos e no coração de cada um de nós. O que aprendemos com um país verdadeiramente humano se faz com a força solidária de todos, com imaginação e trabalho, com uma convivência generosa sem discriminações, com respeito às pessoas e à natureza, com justiça e alegria. Um novo Brasil está nascendo e estamos juntos".

Lula levou ao programa a primeira-dama Marisa Letícia que não fez qualquer comentário. Ouviu, apenas, a fala do presidente: "Hoje é o último dia do horário eleitoral e estou aqui com a Marisa para agradecer a todos vocês. Quero que essa eleição transcorra em clima de muita paz e seja um momento de reflexão sobre o nosso futuro. Todos os candidatos já apresentaram suas propostas. Agora, você tem toda a condição para escolher bem. No meu caso, vocês poderão fazer o julgamento duplo. Avaliar tanto o que fizemos no governo como o que estamos propondo para o futuro. Graças a Deus posso encarar esse julgamento com fé e tranqüilidade", disse. De maneira genérica, comentou erros de sua gestão. "Os erros me indicarão para onde não caminhar, os acertos me mostrarão por onde avançar de forma melhor e diferente". Ao final, ele e Marisa se juntam às pessoas de mãos dadas. (Com agências noticiosas)