Título: No comício, presidente critica Fernando Henrique e a mídia
Autor: Costa, Raymundo e Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 29/09/2006, Política, p. A8

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva trocou o debate com adversários por um comício na cidade onde começou na política, para marcar o encerramento da sua campanha eleitoral, com queixas contra a elite e a mídia e de ataques aos adversários. "Vocês não sabem o fardo que é governar com parte da elite preconceituosa", afirmou o presidente, que prometeu "publicar um livro sobre os articulistas da imprensa, para mostrar a quantidade de maldades que eu sofro.

O presidente aludiu a preconceitos de classe . "Qualquer dia vão anular o direito da parte pobre povo de votar" Lula criticou "a elite preconceituosa do País", o seu antecessor, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e a imprensa. Fez um balanço de sua gestão e afirmou que " depois de quatro anos a verdade nua e crua é que conseguimos desmoralizar o nosso antecessor".

Atacou então Fernando Henrique diretamente: "Quando assumi a presidência, muita gente dizia que o Brasil estava quebrado e o próprio presidente acreditava nisso. Acreditava que tinha deixado o País tão mal que quando eu assumisse, ia afundar o País de vez e ele voltaria como salvador da Pátria".Em tom irônico, voltou-se aos jornalistas presentes e disse: " A imprensa tem falado tão bem de mim que não tenho como agradecer. Não sofro nenhum preconceito, o tratamento é respeitoso, é uma maravilha", disse.

Na única parte em que se referiu ao debate, o presidente disse, logo no início de seu discurso: "não tem nada mais importante do que fazer o último comício na terra onde nasci politicamente", disse.

Logo no começo de seu discurso, protestou contra o prefeito de São Bernardo, William Dib (PSB), aliado do PSDB, pelo fato da energia elétrica ter sido desligada na região . "Amanhã, nós vamos perguntar ao prefeito de São Bernardo do Campo porque faltou energia aqui na praça. Estranho que só na praça falte energia, mas isso é um pouco de como se faz política no Brasil" disse .