Título: Ala do PSD-BH tenta impugnar candidatura petista
Autor: Moura , Marcos de
Fonte: Valor Econômico, 20/07/2012, Política, p. A10

Mais um ruído ontem na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte entre uma ala do PSD e o PT. O secretário estadual de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira (PSD), pediu à Justiça Eleitoral que notifique o candidato petista, Patrus Ananias, para que ele apresente notas de uma empresa de consultoria e que prove que a deixou a tempo de se candidatar a um cargo de conselheiro da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Caso não atenda às regras eleitorais nesses dois casos, Ananias poderia ter sua candidatura impugnada, segundo Silveira.

"O que estamos pedindo é que ele apresente notas dos últimos seis meses. Se a consultoria dele prestou algum serviço e faturou alguma coisa em contratos com o poder público nesse período, estará impedido de ocupar um cargo público de direção", disse o secretário.

Além disso, Silveira também pediu à Justiça que solicite a Patrus uma comprovação de que se desligou de um cargo na Fiesp quatro meses antes das eleições, conforme as regras eleitorais.

Silveira está brigando na Justiça contra a direção nacional de seu partido para evitar que o PSD integre a aliança de Patrus, como ordenou a cúpula partidária. No início da semana, Silveira obteve uma liminar que a invalidou a ordem e recolocou o partido na aliança do prefeito e candidato à reeleição, Márcio Lacerda (PSB). Os pedidos apresentados por Silveira referentes a Patrus são aditivos à ação contra a decisão do PSD nacional.

A assessoria da campanha de Ananias disse que nos últimos seis meses a consultoria dele só prestou serviços para a Fundação Roberto Simonsen, de São Paulo, "uma entidade de direito privado sem nenhuma conotação com o poder público". Disse também que Ananias deixou o cargo de presidente do Conselho Superior de Responsabilidade Social da Fiesp, atendendo à legislação eleitoral. A própria Fiesp complementou a informação: disse que o candidato exerceu o cargo - não remunerado - de presidente do conselho de outubro de outubro de 2011 a 2 de junho de 2012, dentro do prazo para se candidatar.

"A tentativa de impugnação demonstra que devemos nos preocupar com o nível que essa campanha pode chegar", disse a assessoria de Ananias.