Título: Ciro é o campeão de votos à Câmara
Autor: Nassif, Maria Inês e Ulhôa, Raquel
Fonte: Valor Econômico, 02/10/2006, Política, p. A9

O ex-governador do Ceará, ex-ministro do governo Lula e candidato a presidente nas eleições de 1998 e 2002, Ciro Gomes, é o campeão de votos à Câmara dos Deputados. Com quase 100% dos votos apurados às 23 horas de ontem, ele tinha mais de 650 mil votos, ou mais de 16% dos votos dados no Estado a candidatos a deputado federal. Somente a sua votação deverá eleger, além dele, mais três deputados federais do PSB do Ceará.

Ciro sai com sua liderança política pessoal fortalecida também pela eleição do irmão Cid Gomes (PSB) governador do Ceará, no primeiro turno. Ele já disputou a Presidência da República duas vezes e admite uma terceira candidatura. Pode ser alternativa à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, diante da falta de opções do PT. Ciro não descarta nem mesmo compor uma chapa ao Palácio do Planalto com o governador Aécio Neves (PSDB), apontado por aliados de Lula como possibilidade para sucedê-lo, desde que deixe o PSDB - partido no qual terá de enfrentar disputa com José Serra.

Com 12 quilos a menos desde o início da campanha, Ciro disse que recuperou "a paixão pela política", que havia perdido nesses 12 anos dedicados à política nacional. O ex-ministro afirmou que não gostaria de voltar a ocupar cargos no governo Lula. "Prefiro ficar na Câmara. Estou animado, cheio de planos", disse.

A votação de Ciro desbanca a posição do deputado Antonio Carlos Magalhães Neto, que nas eleições passadas fez a maior votação da história do Nordeste para a Câmara, de 400.275 votos. Nessas eleições, o neto de ACM deverá manter o mesmo patamar das eleições passadas.

O ex-governador de São Paulo, Paulo Maluf, mais votado no Estado até as 23 horas de ontem, registrava pouco mais de 434 mil votos, ou 3,64% dos votos apurados. Era seguido de perto por Celso Russomano (PP) e Clodovil (PTC). Enéas vinha em quarto lugar, com 1,93% dos votos apurados.

No ranking do final da noite, o primeiro petista da lista de mais votados era João Paulo Cunha vinha em 15º lugar. Três posições adiante, estava o deputado Arlindo Chinaglia. O ex-ministro Antonio Palocci, que teve a campanha reconhecidamente mais cara do PT, vinha em 22º lugar. O atual presidente do PT, Ricardo Berzoini, estava em 43º lugar. Paulinho da Força, do PDT, estava em 6º lugar, com 215 mil votos.

O mais votado no Rio, já quase encerrada a votação, era o deputado Fernando Gabeira (PV), com 281 mil, ou 3,75% dos votos Câmara.