Título: PFL, PSDB e PMDB devem liderar o novo Senado
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 02/10/2006, Política, p. A9

O PFL, o PSDB e o PMDB deverão ficar com as maiores bancadas no novo Senado. Nas eleições de ontem, o PFL elegeu seis senadores (Jayme Campos, Mato Grosso; Eliseu Resende, Minas Gerais; Rosalba Ciarlini, Rio Grande do Norte; Raimundo Colombo, de Santa Catarina; Maria do Carmo, em Sergipe; e Kátia Abreu, em Tocantins). Sua bancada vai somar 17 senadores, um a mais do que o PMDB, que reelegeu o ex-presidente José Sarney, pelo Amapá, e Pedro Simon, pelo Rio Grande do Sul, além do ex-governador Jarbas Vasconcelos, por Pernambuco, e o ex-governador Joaquim Roriz, pelo Distrito Federal.

A terceira maior bancada do no Senado deverá ficar com o PSDB, com 14 integrantes. Ontem, cinco candidatos foram eleitos: Marconi Perillo, de Goiás; Mário Couto, do Pará; Cícero Lucena, da Paraíba; Álvaro Dias, do Paraná; e Marisa Serrano, do Mato Grosso do Sul.

O PT reelegeu dois senadores - Tião Viana, no Acre, e Eduardo Suplicy, em São Paulo - e deverá ficar com a quarta bancada, de 11 integrantes. Tradicional aliado do PT, o PCdoB vai somar apenas mais um senador à sua bancada (Inácio Arruda, do Ceará). Entre os partidos pequenos, o PDT deverá ficar com quatro senadores, com a eleição de João Durval, na Bahia. Outro partido que luta para romper a cláusula de barreira, o PTB, também ficará com quatro integrantes, depois das eleições de Mozarildo Cavalcanti, de Roraima; João Vicente Claudino, do Piauí; e Epitácio Cafeteira, do Maranhão.

O PL elegeu o ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, no Amazonas, ficando com uma bancada de dois senadores. O PPS elegeu Expedito Júnior, por Rondônia, e o PP elegeu Francisco Dornelles, no Rio - ele disputava o primeiro lugar com Jandira Feghali, do PCdoB.

O P-SOL acabou ficando sem representante no Senado, já que Heloísa Helena disputou a eleição presidencial e o seu mandato vence nesta legislatura.

Em São Paulo, o candidato do PFL, Guilherme Afif Domingos, liderou por algumas horas a disputa, mas o senador Eduardo Suplicy, que se manteve em todas as pesquisas à frente com bastante folga, virou o jogo quando a apuração estava na metade. Os ex-presidentes Fernando Collor e José Sarney obtiveram vitórias não muito folgadas. Sarney, quando 90% dos votos estavam apurados, tinha 54% dos votos. Collor, com pouco mais da metade da apuração concluída, estava com 44%.

Entre os 27 Estados, apenas quatro mulheres conseguiram se eleger senadoras: Marisa Serrano, no Mato Grosso do Sul; Rosalba Ciarlino, Rio Grande do Norte; Maria do Carmo Alves, em Sergipe; e Kátia Abreu, no Estado do Tocantins.

Um dos maiores derrotados ontem foi o ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso (PMDB), que perdeu para Eliseu Resende (PFL). Cardoso contou com o apoio do presidente Lula, que venceu no Estado.