Título: PIB chinês pode cair para 7,4%
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 23/07/2012, Internacional, p. A9

Um conselheiro do banco central chinês está prevendo que a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) do país neste trimestre irá desacelerar para 7,4%.

Song Guoqing, um acadêmico que faz parte do comitê de política monetária do Banco do Povo da China, também adverte que um declínio nos preços ao produtor em conjunto com inflação ao consumidor poderá afetar os retornos de investimentos realizados por indústrias, esfriando seu desejo de expandir as operações.

"O consenso é que a taxa de crescimento econômico da China será próxima de 8% nos próximos meses, mas eu, pessoalmente, estou mais pessimista porque há problemas no setor de exportações", afirmou Song num evento em Pequim no sábado. Com a crise na Europa ainda se desenrolando, "há um risco de insuficientes medidas governamentais se as exportações chinesas caírem mais acentuadamente do que o esperado nos próximos meses", ele disse.

A expansão econômica da China esfriou para 7,6% no período abril-junho, o sexto trimestre seguido de desaceleração - numa reação à crise da dívida soberana europeia, que afetou as exportações do país asiático, e à repressão do governo chinês à especulação imobiliária, que retraiu a demanda doméstica. No dia 15, o primeiro-ministro Wen Jiabao afirmou que o momentum para uma recuperação ainda não chegou, e dois dias depois advertiu que a situação do mercado trabalhista ficará mais "severa".

Em março, Wen reduziu em meio ponto percentual a meta de crescimento para 2012 - de 8% para 7,5%. Se a previsão de Song de um sétimo mês seguido de freada no crescimento se confirmar, haverá uma repetição do que ocorreu durante a crise financeira global de 2008 - embora não com a mesma intensidade.