Título: Paulo Hartung é reeleito com quase 80% dos votos no ES
Autor: Durão, Vera Saavedra
Fonte: Valor Econômico, 02/10/2006, Política, p. A12

O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, do PMDB, foi reeleito ontem e se consagrou como o governador mais votado do país em termos proporcionais. Ele teve 77,27% dos votos válidos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Seu adversário Sérgio Vidigal, do PDT, ficou com 21,76% e o terceiro colocado, Professor Daniel, do P-SOL, recebeu 0,69% dos votos. Em 2002, Paulo Hartung havia vencido a eleição com 54% dos votos válidos, ante 41,5% de seu adversário Max Mauro.

Em entrevista concedida logo após conhecer o resultado das urnas, Paulo Hartung prometeu consolidar as mudanças que vem implementando no Estado, sobretudo no combate à sonegação fiscal, à corrupção e ao crime organizado, e focar sua atuação, neste segundo mandato, na educação.

"Espero focar como prioridade na implantação de um sistema educacional forte, desde a parceria com municípios para implementação de uma educação básica de qualidade até a ampliação do ensino profissionalizante", disse o governador reeleito.

Criticado por seus adversários por não ter apresentado durante a campanha um plano de governo e acusado de não ter feito nada nesses quatro anos pela área social (educação e saúde) e ambiental, o governador capixaba afirmou sua pretensão de contemplar várias áreas no campo do desenvolvimento econômico e social do Planejamento Estratégico de 20 anos, que seu governo lançou há três meses. O governador destacou nessa pauta melhoria dos serviços públicos, inclusão social e redução da desigualdade social.

Hartung atribuiu o resultado expressivo de sua reeleição à consolidação do trabalho que fez no Espírito Santo, unindo o Estado. "Demos um choque de gestão e um choque ético no primeiro mandato e agora quero consolidar esses choques com um desenvolvimento harmônico do Estado", afirmou. Ele acredita que, neste segundo mandato, o Estado se consolide como o segundo maior produtor de petróleo e gás natural do Brasil e, por essa razão, já baixou uma lei garantindo destinar 30% dos royalties do petróleo aos municípios mais pobres do Estado, que ficam fora da região costeira.

Hartung vai governar praticamente sem oposição. Como queria, segundo seus críticos. Ele terá uma bancada federal com dois senadores e cinco deputados e maioria no Legislativo Estadual. Renato Casagrande, do PMDB, candidato de Hartung ao Senado, venceu a eleição com 62,37% dos votos válidos. Seu adversário, Max Mauro, que chegou a empate técnico com Casagrande, no início do campanha eleitoral, teve 35,89% dos votos válidos.

Na sua campanha para reeleição, Hartung contou com o apoio das grandes empresas que têm negócios no Espírito Santo, como a Aracruz Celulose, Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e a Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST), que financiaram sua campanha a governador.