Título: Roseana perde votos na reta final
Autor: Bautzer, Tatiana
Fonte: Valor Econômico, 02/10/2006, Política, p. A17

A senadora Roseana Sarney (PFL) deve disputar o governo do Maranhão em segundo turno com Jackson Lago (PDT). Com mais de 95% dos votos totalizados às 22h40 de ontem, Roseana tinha 47% dos votos válidos, enquanto os outros candidatos juntos tinham 53%. Jackson Lago (PDT) tinha 34,74%, Edson Vidigal (PSB), 14,16% e Aderson Lago, 3,36%. A candidata perdeu cerca de dez pontos nas pesquisas eleitorais nos últimos 20 dias antes da eleição, considerando os últimos números do Ibope. Com a apuração avançada, Roseana foi até seu comitê e disse que "não esperava, mas aconteceu", referindo-se ao segundo turno. A candidata disse que liderou a votação em primeiro turno e espera ganhar no segundo. O candidato Jackson Lago, que não comentou o resultado até o encerramento das apurações, disse durante o dia que em caso de segundo turno convidaria todos os outros candidatos para uma composição contra Roseana.

Os candidatos do PDT e PSB sustentavam que haveria segundo turno antes da reta final, e afirmavam que Roseana já sabia dos resultados, porque das cinco pesquisas contratadas pela campanha junto ao Ibope só foram divulgadas quatro - a última em 13 de setembro, que dava à candidata 60% das intenções de voto. Depois disso, a campanha de Roseana divulgou pesquisas de outros institutos locais. O jornal que pertence à família Sarney, "O Estado do Maranhão", divulgou uma pesquisa da Econométrica que dava 57,7% das intenções de voto à candidata. Na véspera das eleições, o Ibope divulgou pesquisa em que admitia a possibilidade de segundo turno. Roseana estendeu ao máximo a campanha, fazendo uma caminhada e uma carreata em São Luís que duraram até sábado à noite.

A votação do senador Epitácio Cafeteira (PTB), apoiado pela coligação de Roseana, também decepcionou. Apesar de ter recebido o apoio formal do presidente Lula num estado em que a votação do presidente chegou a 75%, Cafeteira tinha, com 92% das urnas apuradas, apenas 3,4 pontos percentuais de diferença em relação ao segundo colocado. Cafeteira tinha 38,94% dos votos e com João Castelo (PSDB), 35,54%.

"Essa foi a primeira vez que Roseana entrou numa eleição sem o aparato da máquina estadual. Dessa vez não tiveram as facilidades que tinham de fazer convênios com prefeitos, por exemplo", disse o candidato do PSDB, Aderson Lago.

Apesar de ter pedido votos para Lula em seu último comício e ter, ao longo da campanha para governadora, procurado associar-se à imagem do presidente, a líder de votos no Maranhão evitou comprometer-se com um apoio formal. Se eleita governadora, Roseana não fará oposição ao presidente, como pretende o seu partido. "Na eleição passada eu votei no presidente Lula, trabalhei com ele votando a favor de seus projetos no Senado. Agora é um outro momento, vamos esperar", afirmou logo depois de votar no colégio Santa Tereza, no centro de São Luís. Lula negou-se a gravar mensagem apoiando o candidato do PSB local, que pela regra de verticalização teria seu apoio, mas gravou um vídeo endossando a candidatura de Epitácio Cafeteira ao Senado.

As eleições foram muito mais tranqüilas no Maranhão do que em 2002, quando foi apreendido um avião da campanha de José Reinaldo Tavares (PSB, na época da eleição no PFL) com dinheiro. Segundo a Procuradoria Regional Eleitoral, foram presas ontem no Maranhão 23 pessoas por crimes eleitorais no interior. A candidatura de Marcos Silva (PSTU) foi impugnada e os votos dados ao candidato considerados nulos por uma sessão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado. Ele tinha menos de 1% nas pesquisas.