Título: Recuperação de petista leva ao 2º turno no PA
Autor: Watanabe, Marta
Fonte: Valor Econômico, 02/10/2006, Política, p. A17

Ao contrário do que indicavam as pesquisas de intenção de voto divulgadas quinze dias antes das eleições, o Pará terá segundo turno. Até as 23h00 de ontem, foram apurados 95,64% dos votos. O candidato tucano, Almir Gabriel, estava com 44,09% dos votos válidos e a senadora Ana Júlia Carepa, candidata pelo PT, com 37,52%. José Priante, do PMDB e Edmilson Rodrigues, do PSOL, pontuavam, respectivamente, 13,58% e 4,35% dos votos válidos.

O segundo turno no Pará significa uma recuperação da candidata petista semanas antes das eleições. Pesquisa de intenção de voto divulgada quinze dias antes da ida às urnas davam 53% dos votos válidos para Gabriel. O próprio Ibope destacou, porém, que havia chances de segundo turno em razão da margem de erro. Os resultados parciais, porém, indicavam uma disputa muito mais acirrada entre o tucano e a petista.

Uma das estratégias da candidata Ana Júlia durante a campanha e principalmente no último debate transmitido pela TV local foi marcar a divulgação de seu programa de governo com uma parceria com o governo Lula na realização de projetos para o Estado. As prioridades da atual senadora pelo Pará incluem a agricultura, tema sensível num Estado que tem praticamente um terço da população na zona rural. Caso seja eleita, a petista promete reestruturar o Instituto de Terras do Pará (Iterpa), com aumento de orçamento e projetos de assistência técnica para o produtor rural. Ela promete regularização fundiária e diz que dará ao pequeno agricultor oportunidade de desenvolvimento.

Segurança pública também é uma das prioridades de Ana Júlia. Ela promete reforçar os quadros, com a abertura de concurso público para contratação de 3,5 mil policiais durante o mandato de quatro anos.

Já o candidato Almir Gabriel é um velho conhecido da população paraense. Ex-governador por dois mandatos executivos, entre 1995 e 2002, deixou o governo depois de eleger o sucessor, o também tucano e atual governador, Simão Jatene. Sua vitória significa não só seu retorno à cadeira de governador, como a manutenção do PSDB no comando do Estado por mais um mandato, o que prolongará ainda mais um período que já perfaz doze anos.

O candidato tucano colocou em seu programa uma meta ambiciosa de investimento de R$ 4,2 bilhões. Seu programa de governo é recheado de obras. As prioridades incluem educação, com a construção de mais de 200 escolas e muitas obras de infra-estrutura, com pavimentação de 800 quilômetros de rodovias, além de pontes, aeroportos e hidrovias. Na área de segurança pública, Gabriel promete a construção de 44 delegacias, com a criação de uma rede de atendimento especial a pequenas causas.

Ao contrário de outros Estados, o Pará mostrou votação para senadores colada aos partidos dos que disputam o cargo de governador. Foi eleito senador o tucano Mário Couto. Às 23h00, ele estava com 52,03% dos votos válidos.