Título: Professores rejeitam proposta de reajuste do governo
Autor: Marchesini , Lucas
Fonte: Valor Econômico, 02/08/2012, Brasil, p. A3

Os professores das universidades federais decidiram rejeitar a proposta de reajuste salarial feita pelo governo federal no mês passado, segundo lideranças dos dois principais sindicatos nacionais, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). A proposta previa reajuste entre 25% e 40%, escalonado em três anos e de acordo com o cargo e a titulação do docente.

"Agora, a responsabilidade está no colo deles [do governo], de elaborar uma proposta que atenda minimamente as reivindicações da categoria", disse David Lobão, coordenador-geral do Sinasefe.Segundo ele, "ninguém é louco de achar que todas as demandas serão atendidas, mas tem que contemplar um pouco, pelo menos". Docentes de 57 das 59 universidades e de 33 dos 37 institutos federais estão em greve há 72 dias.

Segundo Lobão, a rejeição mostra que os docentes de universidades e institutos federais de ensino técnico estão buscando uma reestruturação da carreira, e não simplesmente "aumentos".

Ontem, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse que as portas das negociações não estão fechadas, mas voltou a dizer que o governo não pode atender ao pedido de aumento salarial linear de 22%.

A ministra recebeu parlamentares das comissões de Educação e Cultura e Trabalho, Administração e Serviço Público, da Câmara dos Deputados. Segundo o deputado Vicente Salistre (PSB-RS), a ministra disse que "quer negociar, então pode ser que haja uma proposta a partir do dia 13".

Os policiais federais também ameaçam cruzar os braços a partir da semana que vem. A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) aprovou indicativo de greve geral da categoria, que reivindica aumento salarial, reestruturação de carreira e a saída do atual diretor-geral da corporação, Leandro Daiello