Título: ExcelAire nega desvio de rota do seu Legacy
Autor: Rittner, Daniel
Fonte: Valor Econômico, 02/10/2006, Brasil, p. A22

A ExcelAire, empresa americana de táxi-aéreo proprietária do Legacy 600 que colidiu com o Boeing 737-800 da Gol, negou ontem que seu jato tenha se desviado da rota original. "Pelos nossos registros, o Legacy estava na rota original e a 37 mil pés, altitude correta para o vôo", afirmou Lisa Hendrickson, porta-voz da empresa.

Segundo Hendrickson, as causas do acidente ainda estão sob investigação e os sete ocupantes do Legacy permanecerão no Brasil a pedido das autoridades do país. Representantes da Federal Aviation Administration (FAA), dos EUA, viajaram ao Brasil para acompanhar as investigações.

Entre os sete passageiros, há dois funcionários da Embraer, fabricante do Legacy: Daniel Bachmann, que trabalha em São José dos Campos, e Henry Arthur Yandle, responsável pela área de vendas de jatos executivos em alguns estados do Leste americano, entre eles Nova York, sede da ExcelAire. A companhia acabara de adquirir o Legacy e o levava do Brasil para os EUA. Era o primeiro avião da Embraer na frota da empresa, que tem vários Gulfstream, um Lear, um Hawker e um Global Express, da canadense Bombardier.

Dois altos funcionários da ExcelAire estavam no Legacy. Um deles era o vice-presidente de manutenção, Ralph Michielli, e o outro era David Rimmer, vice-presidente de serviços charter. Rimmer, executivo especializado em marketing, acaba de tirar sua licença de piloto, segundo site da Excel.

O Valor apurou que a Embraer enviou técnicos à região da queda do Boeing para ajudar nas investigações. Fonte da companhia informou que o piloto que comandava o Legacy era experiente e que era "pouco provável" que ele tivesse desligado o "transponder" (equipamento que emite sinais durante o vôo para que o avião seja monitorado), hipótese que chegou a ser publicada na imprensa. "É muito precipitado dizer qualquer coisa sobre a causa do acidente agora. Essas investigações demoram. Há peças, inclusive, que precisam ser enviadas para análise no exterior", explicou. No sábado, o advogado da Embraer, Antonio Carlos Gonçalves, acompanhou os depoimentos dos ocupantes do Legacy.

A Aeronáutica apura se houve desvio de rota ou se o jato executivo pode ter desaparecido do radar por pane nos equipamentos da aeronave ou nos radares.