Título: Condenação manteria inalterado voto de um quarto dos petistas, diz pesquisa
Autor: Agostine , Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 02/08/2012, Política, p. A13

Um quarto dos eleitores não deixaria de votar no PT mesmo se políticos do partido forem condenados no julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que começa hoje.

Segundo pesquisa do Instituto Análise, obtida pelo Valor, 24% dos entrevistados disseram que "com certeza não deixariam de votar no PT" ainda que haja condenações de petistas e 22% afirmaram que "talvez não deixariam de votar" no partido.

A eventual condenação de petistas, no entanto, deve influenciar diretamente o voto de 20% dos eleitores, que responderam que "com certeza deixariam de votar" no partido; outros 18% afirmaram que "talvez não votariam" se houver condenação e 3% disseram que nunca escolheram o PT nas urnas.

No total, 46% disseram que votarão ou poderão votar no PT, independentemente do resultado do julgamento do mensalão, e 41% afirmaram que podem não votar no partido. Há ainda um grupo de 15% dos eleitores que não soube ou não quis responder e que poderá ter o voto influenciado com os desdobramentos do julgamento.

"O escândalo do mensalão e o julgamento só reforçam a escolha daqueles que não já não votam no PT", disse Alberto Carlos Almeida, diretor do Instituto Análise. Para Almeida, o estrago eleitoral do julgamento deverá ser comedido.

O mensalão é amplamente conhecido pelos brasileiros, sete anos depois da descoberta do esquema: 87% já ouviram falar do escândalo. A associação do caso com o ex-presidente Lula e com o PT, porém, não é automática.

Das pessoas que já ouviram falar no mensalão, a maioria (53%) identifica o caso como um escândalo de corrupção; 12% disseram que foi um escândalo que envolveu Lula; 9% afirmaram que foi um problema envolvendo o PT e 6% disseram que foi um escândalo com políticos do PT.

A percepção geral da população é que todos os partidos estão envolvidos em corrupção, diz a pesquisa. Diante da pergunta: "Qual é o partido mais corrupto?", 39% não souberam ou não quiseram responder e outros 32% disseram que são "todos os partidos".

A legenda mais identificada com ilegalidades é o PT, com 9%, seguida pelo PMDB, com 7% e PSDB, com 5%.

Apesar de o PT ser citado como o " mais corrupto", os entrevistados disseram que a sigla foi a que mais melhorou a vida dos brasileiros.

Na pesquisa, 64% dos entrevistados disseram concordar com a frase: "Pode até ser que tenha corrupção, mas os políticos do PT são os que mais melhoram a vida da população?". Outros 23% discordaram e 13% não quiseram ou não souberam responder.

A pesquisa também avaliou a aprovação ao governo Dilma Rousseff: às vésperas do julgamento do mensalão é de 64%. Segundo a sondagem, 13% acham a gestão "ótima" e 51%, "boa"; 17% avaliaram o governo como "ruim" e 8% como "péssimo"; 2% não souberam opinar ou não quiseram responder. Para o restante, o governo Dilma é "regular".

O Instituto Análise ouviu 5 mil pessoas em 121 cidades, entre os dias 4 e 15 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 97%.