Título: Infância e juventude na pauta
Autor: Oliveira, Noelle
Fonte: Correio Braziliense, 20/10/2010, Cidades, p. 26

ELEIÇÕES 2010 Entre as propostas para comandar o GDF, candidatos apresentam os planos para cuidar das crianças e dos adolescentes da capital

Dados do Ministério da Educação mostram que 95% das crianças de 0 a 3 anos matriculadas em creches ou em pré-escolas do Distrito Federal (DF) têm renda familiar superior a R$ 1,5 mil ¿ o que compraova a tese de que o recurso está longe de atender as populações das cidades mais humildes. Atentos a essa constatação, os candidatos ao Palácio do Buriti têm diversas propostas para a infância, que vêm sendo repetidas durante a campanhas nas ruas e também nos debates televisivos. A promessa da criação de creches também é recorrente, considerada uma bandeira importante para a conquista de votos.

Enquanto Agnelo Queiroz (PT) promete universalizar o atendimento em estabelecimentos educacionais para crianças de 0 a 3 anos, Wesliam Roriz (PSC) diz que criará creches para as mães que trabalham ou para aquelas que estudam no período noturno. Os números e custos dos projetos, no entanto, não são apresentados pelos candidatos. Em âmbito nacional, as promessas se repetem: Dilma Rousseff (PT) diz que vai construir 6 mil creches até o fim de 2014, José Serra (PSDB) é mais evasivo e afirma que vai aumentar ¿muito¿ o número de instituições.

Os projetos de governo para atender crianças e jovens não param por aí. Preocupados com a garantia dos direitos fundamentais dessa camada da população, os aspirantes ao GDF também prometem desenvolver políticas públicas específicas para esses grupos, focadas em temas como esporte e lazer. As propostas, pouco detalhadas, têm como princípio a criação de novas estruturas de governo. Nesse sentido, ambos os planos seguem a mesma linha e tomam como base o processo de desenvolvimento humano natural ¿ sendo traçados desde a educação infantil até a formação profissional de jovens para o mercado de trabalho.

Trabalho infantil Para os pequenos, a candidata Weslian Roriz promete, caso eleita, fortalecer e oferecer instrumentos para o funcionamento adequado dos conselhos tutelares dos direitos da criança e do adolescente. Ela também destaca, em seu plano de governo, a importância de aprimorar as políticas públicas para prevenção e erradicação do trabalho infantil no DF. ¿Essas são condições para o pleno desenvolvimento da criança e do adolescente e também para o desenvolvimento econômico sustentável e equitativo¿, diz o texto de sua proposta de governo. Já com relação à juventude, a mulher do ex-governador Joaquim Roriz pretende reorganizar o Conselho Distrital de Juventude, bem como incentivar programas educativos e profissionalizantes que promovam a ressocialização de jovens infratores.

Já o plano de governo do petista Agnelo Queiroz tem como foco a atenção integral e comunitária à família, à criança e ao adolescente, respeitando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a difusão de seus preceitos com os alunos das escolas públicas. Um dos pontos centrais das propostas de Agnelo é a criação da Secretaria de Juventude do DF, órgão que possibilitará a articulação e a execução de políticas públicas para os jovens. ¿Além disso, em meu governo, cada pasta terá sua interface com a juventude. Nossa cidade é eminentemente jovem, precisamos disso¿, destacou Agnelo em eventos de campanha nos quais se dirigiu diretamente ao segmento juvenil.

Escolas técnicas Enquanto o plano de governo do petista quer garantir a formação do jovem brasiliense de todas as cidades e a permanência dos estudantes no ensino médio, com a posterior criação de uma escola técnica em cada cidade do DF, as propostas azuis estão focadas na criação de escolas integrais, com equipes multidisciplinares e cursos profissionalizantes. A fim de melhorar o acesso dos jovens ao estudo e à cultura, por sua vez, os postulantes ao GDF defendem uma maior democratização do acesso ao transporte público. Para tanto, Agnelo fala em redução de tarifas e da integração do transporte, enquanto Weslian reafirma que garantirá ¿o pleno funcionamento da Lei do Passe Livre¿.

Tendo a juventude como centro de discussão, o candidato petista também destaca iniciativas nas áreas de saúde, do emprego, da cultura e do esporte. ¿Lazer dos jovens não pode ser ficar bebendo em bar. Temos de tirar as crianças das ruas. Proteger contra as drogas e o ócio e garantir assistência social aos menores em situação de risco. Assinei na Ordem dos Advogados do DF (OAB-DF) o compromisso de zelar por nossos jovens e crianças¿, afirma Agnelo. Já Weslian frisa a importância do desenvolvimento de programas como o Esporte à Meia-Noite e a criação de espaços especializados para o tratamento de crianças e adolescentes dependentes químicos. ¿A aproximação do nosso governo com a criança virá desde a vida uterina até a vida adulta, qualificando-a para o trabalho, o exercício de uma profissão. Entendo que é obrigação do governo apoiar a infância e adolescência de todos, especialmente daqueles mais humildes¿, conclui a candidata.