Título: Retração significativa no atacado paulista
Autor: Scaramuzzo, Mônica e Lopes, Fernando
Fonte: Valor Econômico, 02/10/2006, Agronegócios, p. B12

Os preços do açúcar registraram queda de 13,8% no atacado paulista em setembro na comparação com agosto, conforme levantamento da RC Consultores. Segundo pesquisa da empresa, a tendência de baixa do produto, em parte decorrente das oscilações no exterior, começou no período entre 7 e 13 de julho e de lá para cá só houve variação positiva (0,8%) entre 15 e 21 de setembro.

Dos 17 produtos que compõem o índice da RC para os preços agrícolas no atacado de São Paulo, o açúcar registrou a mais expressiva queda no mês passado. Também recuaram os preços médios do suíno (6,2%), da soja (2,7%) e da batata (6,3%). O primeiro pela crise aberta pelas restrições às exportações de alguns Estados do país, que perduram desde a descoberta de casos de febre aftosa em bovinos do Mato Grosso do Sul e do Paraná, em outubro; o segundo, sobretudo pela baixa no mercado internacional.

Ainda assim o indicador da consultoria fechou o mês passado com variação positiva de 3,8% em relação ao resultado de agosto, a segunda alta mensal consecutiva.

Determinaram o segundo maior salto mensal do ano - o mais expressivo, de 4,7%, foi justamente em agosto - as valorizações da laranja (18,1%), do frango abatido (16,9%), o tomate (11,8%) e o feijão (11,3%). No caso da laranja, o percentual está em linha com a valorização da fruta na árvores e com os reajustes acertados entre indústrias de suco e citricultores depois de meses de difíceis negociações; no do frango, há reflexos da recuperação das exportações no mês.

Também subiram em setembro no atacado de São Paulo os preços dos ovos (8,5%), do milho (7,1%), do café (6,2%), do trigo (5,8%), do boi gordo (5,3%), do algodão (4,1%), do arroz (0,4%) e do leite C (0,4%). As cotações do leite B permaneceram estáveis.

Para outubro, o economista Fabio Silveira, da RC, prevê que os preços agrícolas continuarão em alta no atacado de São Paulo.