Título: BB e Localiza fecham parceria
Autor: Carvalho, Maria Christina
Fonte: Valor Econômico, 02/10/2006, Finanças, p. C1

O Banco do Brasil (BB) e a Localiza assinaram, sexta-feira, um acordo pelo qual o BB será o financiador exclusivo dos automóveis seminovos vendidos ao público pela empresa de locação ao renovar a frota de 40 mil veículos. A expectativa é que o acordo resulte em R$ 125 milhões em financiamentos no primeiro ano, além de propiciar a venda de seguros outros produtos financeiros.

O acordo será um trampolim para o BB mergulhar no cobiçado mercado de financiamento de veículos, modalidade de crédito para pessoa física que mais cresce depois do consignado. Nos doze meses terminados em junho, o saldo do financiamento de veículos no mercado cresceu 33,9% para R$ 60,3 bilhões, ficando atrás só do crédito consignado, que aumentou 52,1%%. O mercado é dominado pelos bancos ABN AMRO Real, Votorantim, Bradesco e Itaú.

O BB entrou nesse disputado mercado em março e a carteira já triplicou, atingindo agora R$ 650 milhões. Mas, o volume é muito pequeno perto do total do mercado e dos R$ 20,5 bilhões em crédito de varejo que o banco possuía em junho.

O presidente do BB, Rossano Maranhão, acredita que pode replicar a experiência do banco no consignado no financiamento de automóveis. O BB tinha R$ 2,5 bilhões aplicados no consignado em junho de 2005 e saltou para R$ 6 bilhões em junho deste ano. E conta com o acordo para isso: "A Localiza tem 18% do mercado brasileiro de locação de veículos. Financiar veículos é uma das prioridades do banco. A parceria vai acelerar a taxa de crescimento da nossa carteira", afirmou ao Valor.

A Localiza também tem muita expectativa em relação ao acordo. "A parceria vai contribuir para a nossa colocação estratégica no mercado de seminovos", disse o presidente do grupo Localiza, Salim Mattar.

Fundada em 1973, com uma frota de seis fuscas usados e financiados, a Localiza é hoje líder do mercado nacional, com 310 agências de aluguel de automóveis, 117 próprias e 193 franqueadas.Opera também em nove países da América Latina. No ano passado, a empresa comprou 26 mil veículos e vendeu 18,7 mil. No primeiro semestre deste ano, 12 mil foram comprados e 10 mil vendidos.

A renovação da frota é constante. Após um prazo médio de 12 meses, os veículos são postos à venda. A revenda virou um negócio, tocado pela Seminovos Localiza, que tem 26 lojas e vende 79% dos veículos usados ao consumidor final. Uma boa operação de revenda é estratégica, disse o diretor de finanças e relações com os investidores, Roberto Antonio Mendes, porque influi nos custos de depreciação, influindo na competitividade.

A Localiza resolveu então fazer uma concorrência, organizada pelo Banco Pactual e com assessoria jurídica do escritório Pinheiro Neto. Participou um número não revelado de bancos e o BB ofereceu as melhores condições financeiras, também não discriminadas. O processo levou cerca de três meses.

O acordo vai durar 10 anos e estará funcionando até janeiro. Com ele, disse Maranhão, o BB adota uma metodologia de avaliação de risco diferente, não mais baseada em cadastro mas sim em "behaviour score", técnica adequada às operações com quem não é correntista do banco.

Anteriormente, o BB fechou acordos de parceria com as empresas de varejo Hi Happy, Bistek, Lojas Maia, Tecnomania e Todeschini.