Título: Paraná elege dois grandes empresários
Autor: Basile, Juliano e Felício, César
Fonte: Valor Econômico, 03/10/2006, Política, p. A6

Dois empresários que nunca tinham enfrentado as urnas foram eleitos deputados federais no Paraná. Um deles é Alfredo Kaefer (PSDB), dono da empresa avícola Diplomata e da rede de supermercados Dip e também sócio da Globoaves, maior produtora independente de pintos de corte do país. O outro é Rodrigo Rocha Loures (PMDB), filho do presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e um dos acionistas da fabricante de alimentos Nutrimental.

Formado em Administração, casado e pai de cinco filhos, Kaefer tem 50 anos e foi o terceiro deputado federal mais votado no Estado. Conseguiu 158.659 votos e ficou atrás apenas de Gustavo Fruet (PSDB) e Ratinho Júnior (PPS). O empresário entrou para a avicultura com 20 anos de idade, ao arrendar uma granja no Oeste do Paraná. Hoje, junto com irmãos, emprega 10 mil pessoas. Ele contou que a decisão de tornar-se candidato surgiu há um ano e que não duvidava de sua eleição. "O que atraiu os eleitores foi justamente o fato de ser candidato pela primeira vez e ter propostas concretas para o desenvolvimento econômico e a educação", disse.

A proposta de renovação também foi o principal argumento de Rocha Loures, de 39 anos. Casado e pai de dois filhos, ele tem o mesmo nome do pai e é chamado de "Rodriguinho" para evitar confusões. Antes de entrar na política, estudou Administração na Fundação Getulio Vargas e trabalhou 13 anos na empresa da família, onde entrou como estagiário de marketing e saiu em como diretor comercial. Nesse período, coordenou o trabalho de lançamento da barra de cereais Nutry, que virou carro-chefe da Nutrimental

Em 2002 o então senador e atual governador licenciado Roberto Requião (PMDB) o convidou para trabalhar na campanha. Ele aceitou e, em 2003, virou chefe de gabinete de Requião, cargo que ocupou por um ano e meio. Ao candidatar-se, contou com o apoio do governador e também do prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB). Conseguiu 89.204 votos. "Não sei discursar, converso com as pessoas", contou ele, cujo avô foi deputado federal em 1945. "Em vez de prometer pontes e cestas básicas, digo que defendo a educação, o desenvolvimento econômico e a reforma política".

Loures é também cônsul honorário da Coréia do Sul no Paraná e, a exemplo daquele país, disse que quer ajudar a criar um plano para a educação brasileira para os próximos 20 anos. Tanto ele como Kaefer apóiam o tucano Geraldo Alckmin.