Título: No primeiro semestre, TAM e Gol recuam
Autor: Komatsu , Alberto
Fonte: Valor Econômico, 01/08/2012, Empresas, p. B6

A estratégia de TAM e Gol de conter oferta e aumentar a rentabilidade marcou o quadro de voos domésticos informado ontem pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A duas maiores empresas aéreas brasileiras acumulam recuo de 0,38% e 2,44%, respectivamente, na demanda no primeiro semestre, em relação a igual período de 2001. E Avianca, Azul, Trip e Webjet têm crescimento combinado de 56,72% no fluxo de passageiros transportados.

Os dados foram divulgados ontem, quando a Anac informou que a demanda por voos domésticos cresceu 11,3% em junho, na comparação anual. Foi o segundo mês de expansão de dois dígitos, depois dos 13,25% de fevereiro, quando o resultado foi influenciado pelo Carnaval. Apesar do bom resultado de junho, ele fica abaixo das taxas de igual período dos últimos dois anos, de 19,54% e 16,8%, respectivamente.

A participação de mercado de TAM e Gol, juntas, encolhe na mesma proporção em que cresce a fatia das quatro empresas de médio porte. De janeiro a junho, o duopólio respondeu por 73,78% da demanda doméstica, uma redução de 6,45 pontos percentuais ante o primeiro semestre de 2011.

Já a participação combinada de Avianca, Azul, Trip e Webjet foi de 25,44% no país, no primeiro semestre. Essa fatia representou um crescimento de 6,73 pontos percentuais diante dos seis primeiros meses do ano passado.

Os dados de desempenho do setor aéreo em junho confirmam a perda de participação de mercado de TAM e Gol. A fatia combinada das duas empresas, no país, ficou em 74,17%, uma redução de 4,74 pontos percentuais em relação a junho de 2011. A participação conjunta das companhias de médio porte, em junho, foi de 25,08%, um avanço de 4,84 pontos percentuais na comparação com o mesmo mês do ano passado.

A demanda doméstica das duas maiores companhias do país mostraram comportamento diferentes, em junho. A TAM apresentou crescimento de 9,47% e a TAM mostrou queda de 0,85%. Juntas, as duas registraram um aumento de 4,31% no fluxo de passageiros, em relação ao mesmo mês de 2011.

Avianca, Azul, Trip e Webjet tiveram crescimento combinado de 46,73% na demanda doméstica de junho, ante o mesmo mês do ano passado. Embora Azul e Trip tenham anunciado uma fusão societária, no fim de maio, a operação das duas companhias permanece independente.

O mesmo acontece entre a Webjet e a Gol. Em julho de 2011, a Gol comprou 100% do capital da Webjet.

A Anac também anunciou que as viagens ao exterior tiveram expansão de 3,11% em junho, ante igual mês do ano passado, com alta de 1,01% na oferta.