Título: Heloísa deixa a chefia do PSol
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 21/10/2010, Política, p. 11
ELEIÇÕES 2010 Ex-senadora alagoana alega total falta de identidade com o apoio da sigla a Dilma Rousseff e se afasta da presidência do partido A vereadora de Maceió e ex-senadora do PSol Heloísa Helena (AL) anunciou ontem a decisão de se afastar do comando do partido por causa do apoio da legenda a Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência da República. No entanto, ela afirmou, por meio de comunicado, que continuará na militância da sigla. Em 3 de outubro, ela concorreu a uma das duas vagas ao Senado por Alagoas, mas não conseguiu se eleger.
Criticada por não apoiar ativamente o candidato de seu partido à Presidência da República, Plínio de Arruda Sampaio, depois que seu pré-candidato foi preterido nas prévias partidárias, Heloísa Helena declarou que sua decisão foi tomada em vista da total falta de identidade com as posições adotadas pelo partido na campanha eleitoral.
Em respeito à nossa militância e aos muitos dirigentes que tanto admiro e por total falta de identidade com as posições assumidas nos últimos meses pela maioria das instâncias nacionais (culminando com o apoio à candidatura de Dilma), tenho clareza que melhor será para a organização e a estruturação do partido o meu afastamento e a minha permanência como militante fundadora do PSol, afirmou a ex-senadora na nota.
Heloísa Helena ainda criticou as alterações estatutárias promovidas pela direção do partido que, na prática, já teria lhe afastado de fato da presidência da legenda. Por conta dessas disputas internas e por ter sido eleita presidente da legenda por uma chapa minoritária, a vereadora optou pelo afastamento, mantendo-se, apenas, como militante.
Sórdido conluio Na nota divulgada ontem, Heloísa Helena ainda afirma ter enfrentado, durante sua campanha para o Senado, mais sórdido conluio entre os que vivem nos esgotos do Palácio do Planalto ostentando vulgarmente riquezas roubadas e poder e a podridão criminosa da política alagoana.