Título: Yeda e Dutra buscam apoio de adversários
Autor: Vilella, Janaina e Góes, Francisco
Fonte: Valor Econômico, 03/10/2006, Política, p. A12

Após a derrota do governador Germano Rigotto (PMDB) - que buscava a reeleição, mas acabou ficando de fora do 2º turno no Rio Grande do Sul apesar de ter liderado as pesquisas - o partido define hoje se irá apoiar a deputada federal Yeda Crusius (PSDB) ou o ex-ministro das Cidades, Olívio Dutra (PT), no dia 29. A decisão será anunciada após reunião da executiva estadual, ampliada pelo presidente da sigla no Estado, Pedro Simon, que no domingo garantiu o quarto mandato no Senado.

Yeda obteve 32,9% dos votos válidos, ante 27,39% de Olívio. Rigotto ficou com 27,12% e perdeu para o petista por apenas 16,3 mil votos num universo de 6,67 milhões de eleitores que compareceram às urnas (483,2 mil votaram em branco ou nulo). Já o candidato do PT, que governou o Estado de 1999 a 2002, terá agora de recuperar a diferença de 611,7 mil votos a favor da tucana.

Ontem, a candidata afirmou que buscará aproximação com todos os partidos que ficaram fora do 2º turno, incluindo o PMDB. O primeiro a anunciar o apoio à tucana foi o candidato do PP, o também deputado federal Francisco Turra, que ficou em quarto lugar. O partido já apoiou Geraldo Alckmin (PSDB) para a Presidência da República no primeiro turno.

Olívio limitou-se a dizer que tentará atrair os eleitores que têm "proximidade" com a visão do PT, de um Estado "sob controle público". Ele comentou que irá manter uma relação de "respeito" com os demais partidos e trabalhar com "todas as pessoas de bem", entre as quais citou o candidato do PDT, Alceu Collares.

O PDT, que ficou em quinto lugar com o deputado federal Alceu Collares (3,71% dos votos), só deve definir amanhã quem irá apoiar, disse o presidente estadual Matheus Schmidt. O PTB, que concorreu coligado com Rigotto, ainda não decidiu como se comportará no 2º turno.