Título: No Paraná, Osmar Dias negocia aliança com tucanos contra Roberto Requião
Autor: Vilella, Janaina e Góes, Francisco
Fonte: Valor Econômico, 03/10/2006, Política, p. A12

Depois de confirmado o segundo turno no Paraná, os candidatos Roberto Requião (PMDB) e Osmar Dias (PDT) tiveram comportamentos bem diferentes. O governador licenciado Requião recolheu-se na residência oficial do governo, a Granja do Canguiri, e só vai se pronunciar sobre o resultado das urnas na manhã de hoje. O senador Osmar Dias, por sua vez, concedeu entrevistas, fez reuniões com a equipe e começou a trabalhar a nova fase da campanha, com pedidos de apoios de ex-adversários no pleito.

Ainda no domingo à noite, ele ligou para o tucano Geraldo Alckmin e os dois prometeram apoios mútuos. Ontem, foi a vez de telefonar para Rubens Bueno (PPS), que teve 8% dos votos, para agendar um encontro. "Tentei falar também com o Flávio Arns (PT), mas não consegui", contou. O petista conseguiu 9,35% dos votos e no dia das eleições avisou que não iria declarar apoio para o segundo turno.

Outro que está na lista de Dias é o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), que até agora esteve neutro na disputa e centrou esforços na candidatura presidencial. A assessoria do senador informou que o PFL foi o primeiro partido a declarar apoio à campanha, decisão que foi comunicada pelo deputado federal reeleito Abelardo Lupion, presidente da executiva regional do partido.

Osmar Dias afirmou que analistas políticos e institutos de pesquisas devem rever suas metas. De acordo com ele, em amostragens pequenas, com cerca de dois mil eleitores, não é possível considerar uma margem de erro de apenas 2% ou 3%. "Pesquisas internas mostravam que haveria o segundo turno e os números eram parecidos com o resultado obtido", afirmou o candidato. A crítica dele deve-se ao fato de que, durante quase toda a campanha, os números divulgados indicavam a reeleição de Requião, que ficou com 42,81% dos votos, menos de cinco pontos à frente de Dias, que foi escolhido por 38,6% dos paranaenses.

Requião, que por diversas vezes anunciou que venceria no primeiro turno, também foi criticado. "Ele sempre superfaturou os números, por isso me tornei candidato", disse. "No segundo turno teremos o entusiasmo de quem nos apoiou desde o início e o dos que chegarão agora." Osmar Dias disse que apresentará propostas, mas não deixará de cobrar Requião pelo que ele prometeu à população e não cumpriu.