Título: Dados parciais indicam estabilidade em taxa de desemprego
Autor: Martins , Diogo
Fonte: Valor Econômico, 27/07/2012, Brasil, p. A5

A população ocupada permaneceu estável nas regiões metropolitanas de Salvador, Recife e São Paulo, em junho, na comparação com maio. Em Belo Horizonte e Porto Alegre, houve queda, segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a junho de junho de 2011, houve crescimento em Recife e em São Paulo. Não houve variação significativa nas demais regiões.

O IBGE divulgou dados sobre emprego e desemprego em apenas cinco regiões metropolitanas por causa da greve dos servidores do instituto. Com isso, não foi informada a taxa média de desemprego, como normalmente ocorre, que registrou 5,8% em maio. Os números referentes à região metropolitana do Rio não foram divulgados.

Para o gerente da coordenação de trabalho e rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, os resultados parciais da Pesquisa Mensal do Emprego (PME) de junho mostram que o mercado de trabalho está refletindo o cenário de estabilização na atividade econômica. "Os resultados da PME mostram estabilidade. Essa é a resposta do mercado de trabalho ao atual cenário da atividade econômica", afirmou.

Azeredo explicou que os dados da pesquisa referentes ao Rio de Janeiro, apesar de não terem sido divulgados, foram "todos coletados e preservados". Segundo ele, o atraso na divulgação ocorreu porque apenas 60% das informações sobre os 7 mil domicílios visitados pelo instituto em junho foram repassados pela agência especial de levantamento do emprego para a coordenação de trabalho e rendimento. Funcionários da agência estão em greve, reivindicando reajuste real em seus salários.

A pesquisa mostrou que, na passagem de maio para junho, a taxa de desocupação em Belo Horizonte foi de 5,1% para 4,5%, ao passo que em Porto Alegre o índice foi de 4,5% para 4% e, em Salvador, passou de 8% para 7,9%. No mesmo período, a desocupação subiu em São Paulo, passando de 6,2% para 6,5%, e no Recife, onde o desemprego foi de 5,9% para 6,3%.

Mesmo sem contar com a taxa de desemprego do Rio, os economistas Constantin Jancso e Sabrina Andrade, do HSBC, acreditam que a média geral para as seis principais regiões metropolitanas tenha ficado em linha com as expectativas do mercado no mês passado. Onze instituições consultadas pelo Valor Data esperavam, na média, que a taxa de desocupação recuasse ligeiramente, de 5,8% para 5,7%, entre maio e junho, número que também era a estimativa do HSBC.

Em relatório, os analistas afirmam que calcularam a taxa média de desemprego no período sem o Rio, estimando os pesos das outras regiões metropolitanas na PME. Nesse exercício, a taxa nas cinco capitais teria caído de 6,5% em junho do ano passado para 6,1% em junho deste ano. Em relação a maio, no entanto, a taxa de desemprego com ajuste sazonal, excluindo-se a capital fluminense, teria subido de 5,7% para 5,9%.

Para a LCA Consultores, a taxa de desocupação, excluindo-se o Rio, ficou praticamente estável entre maio e junho, passando de 6% para 6,1%, O resultado seria inferior ao do mesmo mês do ano passado, quando a taxa de desemprego média em São Paulo, Recife, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre ficou em 6,4%. Com o ajuste sazonal feito pela consultoria, a taxa sem o Rio aumentou de 5,8% em maio para 6% em junho.

A variação da População Economicamente Ativa (PEA) nessas cinco regiões não pressionou a taxa de desemprego no período, segundo a LCA, contribuindo para a estabilidade da desocupação. Segundo cálculos da consultoria, a PEA avançou 0,8% em junho sobre o mesmo mês de 2011, menor variação nessa comparação nos últimos quatro meses. Em maio, a alta havia sido de 1,4%.