Título: Nova geração busca profissionalização
Autor: Campos, Stela
Fonte: Valor Econômico, 15/01/2007, Eu & Investimentos, p. D6

As mulheres representam hoje 50% dos 243 herdeiros e sócios que freqüentam o programa de formação de sócios e herdeiros ministrado pela Bernhoeft Consultoria. Quando o curso começou, em 2001, elas representavam 39% dos participantes.

"Existe hoje um interesse maior sobre a educação dos sucessores", diz Renata Bernhoeft, sócia da consultoria, filha do fundador e potencial sucessora. "Os herdeiros têm que se preparar para serem bons sócios pois nem todos são bons sucessores", diz. "A família toda precisa se preparar para ser sócia e é isto que fazemos".

Entre as freqüentadoras do curso estão viúvas de empresários que nunca se envolveram no negócio, executivas que começaram a deslanchar nos negócios em outra companhia mas pretendem ingressar no empresa da família e jovens incentivadas a se prepararem para poder assumir a gestão no futuro. "Nós incentivamos as mais novas a começarem a carreira em uma empresa de fora. Não pela experiência mas para elas ganharem mais auto-confiança", conta a consultora. "Na empresa da família elas nunca terão um feedback honesto".

Antes de entrar na empresa da família, Renata atuou em negócios bem diversificados. Estudou administração hoteleira e demorou alguns anos para descobrir sua vocação para consultoria. "Tenho quatro irmãs e um irmão, não pensava em seguir a carreira dos meus pais nem em me tornar sucessora", lembra. Trabalhou na rede de doceiras Brunella, adquiriu uma franquia da Casa do Pão de Queijo até decidir em 1995 entrar no empresa de "coaching" fundada pela mãe. Saiu para cursar um MBA e só em 2001 decidiu ingressar na atual Bernhoeft Consultoria, fruto da união entre a empresa da mãe e a consultoria do pai. Hoje, divide a sociedade da empresa com o pai (sócio-majoritário) e mais dois executivos. Respondo pela área de conteúdo. "Trabalho no que realmente gosto, adoro ler e pesquisar. Isso é de família".(SC)