Título: Toyota acirra disputa e entra também no segmento das grandes picapes
Autor: Olmos, Marli
Fonte: Valor Econômico, 15/01/2007, Empresas, p. B5

Na guerra pelo maior mercado de veículos do mundo, fabricantes americanos e japoneses jogam de todos os lados para agradar ao consumidor dos Estados Unidos. Embora se fale que as marcas americanas perderam muito tempo concentradas somente nas grandes picapes, as japonesas estão longe de ignorar esse segmento de mercado.

Afinal, quando o preço do petróleo cai, os americanos não resistem e voltam aos carrões. Um dos maiores destaques no estande da Toyota no salão de Detroit é o modelo Tundra. A nova picape, relançada maior e com motor de 5,7 litros, abre caminho para a Toyota disputar um segmento de picapes verdadeiramente enormes.

O veículo foi mostrado com engates que permitem carregar barcos ou carrinhos para cavalos. "Nós estávamos perdendo os consumidores que precisam deste tipo de aplicação", disse Kim Lentz, vice-presidente do grupo Toyota nos Estados Unidos.

É curioso, porém, ver que no estande da Ford, que promete renovar os produtos até 2010, o maior destaque é o Focus, um carro considerado de porte pequeno para os americanos, embora o modelo que leva o mesmo nome no Brasil seja visto como, no mínimo, um modelo médio. Também do lado americano, a General Motors se prepara para lançar nos EUA o modelo Astra (também considerado pequeno naquela região).

Enquanto o mercado dos Estados Unidos caiu 2,6% em 2006, as vendas da Toyota cresceram 12%. A montadora conseguiu passar à frente da Ford, no segundo lugar, em três meses de 2006. Tudo indica que assumirá a posição em 2007. Mas a empresa não conta com a vitória antecipadamente. "Os fabricantes americanos são competidores fortes e estão fazendo grandes reestruturações", diz Lentz.

"A disputa com os japoneses não é uma simples batalha; é uma guerra", afirma o presidente da Ford na América do Sul, Dominic DiMarco. As marcas japonesas são donas de 34,8% das vendas de veículos nos EUA. "Existe excesso de capacidade de produção de veículos no mundo; produzir nos Estados Unidos garante melhores margens de lucros", afirma o executivo.

O presidente mundial da GM, Rick Wagoner, diz que a indústria americana leva desvantagem na concorrência com os japoneses porque as condições não são iguais. Ele lembra que cada carro GM vendido nos EUA ainda embute US$ 1,2 mil a US$ 1,3 mil em pagamentos de salários e assistência médica dos aposentados. (MO)