Título: Kassab foi o articulador do encontro entre Serra e Russomano
Autor: Agostine , Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 25/07/2012, Política, p. A7

Com a gestão mal-avaliada e com receio de contaminar a candidatura de José Serra (PSDB) com o desgaste de seu governo, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), articulou um encontro entre o tucano e o candidato do PRB, Celso Russomano, no fim da semana passada, na véspera da divulgação do Datafolha. Preocupado, Kassab pediu a Russomano que evitasse "ataques pessoais" e sinalizou com acordo em eventual 2º turno na disputa pela prefeitura.

Segundo o Datafolha do fim de semana, 72% dos entrevistados disseram que não votariam no candidato indicado por Kassab. O prefeito recebeu nota 4,4 e 39% consideram sua gestão ruim ou péssima. Para outros 39% a administração é regular.

Kassab articulou o encontro também para tentar evitar problemas entre grupos do PSDB e do PTB, partido que ocupa a vice na chapa do candidato do PRB.

Russomano colocou na presidência de seu conselho político o deputado estadual Campos Machado (PTB), antigo aliado do governador Geraldo Alckmin (PSDB), mas não de José Serra. Machado e Serra tiveram divergências políticas sobretudo quando o tucano assumiu o governo do Estado, em 2007, e reduziu o espaço do grupo do parlamentar do PTB na administração paulista.

O candidato do PRB comentou ontem que foi procurado por Kassab para marcar o encontro, com a presença do presidente nacional de seu partido, Marcos Pereira. Russomano, no entanto, disse que não fez acordos com o prefeito para poupar a gestão municipal. "Kassab estava muito preocupado que eu fizesse ataques pessoais ao Serra, mas isso não farei a ninguém, nem ao candidato do PSDB, nem ao do PT, nem ao do PMDB", disse. "Somos independentes e vou continuar mostrando as deficiências da administração". Em conversa com o Valor, o candidato do PRB disse três vezes que Kassab estava "muito preocupado".

O comando da campanha de Fernando Haddad (PT) vê com cuidado o empate técnico de Russomano com Serra na liderança da pesquisa. O candidato do PSDB tem 30% das intenções de voto e o do PRB, 26%. Dirigentes petistas analisam que para Russomano manter-se com altos índices terá de captar votos de Serra e confrontar-se com a gestão Kassab, já que terá menos tempo nos programas de rádio e televisão.

Russomano terá 2 min10s; Haddad, 7min44s; Serra, 7min35s; e Gabriel Chalita (PMDB), 4min22s. O candidato do PRB terá menos inserções diárias - quatro -, destacam os petistas. Haddad e Serra terão direito a 15 inserções e Chalita, 10.

Serra esteve ontem em Parelheiros, no extremo sul da capital paulista, e também negou que tenha feito qualquer acordo de apoio com Russomanno em um eventual segundo turno ou mesmo um pacto de não agressão entre as campanhas. "Foram conversas gerais, prognósticos do que pode acontecer. Não teve nenhum pacto", garantiu.

Ao final da caminha um dos integrantes da equipe de segurança de Serra agrediu um repórter. O tucano finalizava sua coletiva de imprensa quando o segurança tentou afastar bruscamente o repórter de perto do candidato. Sem conseguir, deu-lhe um soco nas costas e um chute. Procurado, o coordenador de comunicação da campanha, Fábio Portela, disse que telefonou para o repórter e pediu desculpas pelo ocorrido.