Título: Visa estuda uso de celular como cartão
Autor: Júnior, Altamiro
Fonte: Valor Econômico, 15/01/2007, Finanças, p. C3
A Visa, bandeira de cartão de crédito mais conhecida no mundo, resolveu apostar forte no uso do celular como meio de pagamento. A empresa anunciou na semana passada nos Estados Unidos o lançamento de uma plataforma tecnológica que vai permitir pagamentos pelo aparelho.
A nova tecnologia chega este ano ao Brasil. A bandeira já discute com bancos e redes de varejo estratégias para começar os testes, informou Alejandro Estrada, vice presidente de tecnologias emergentes da Visa International. Quem vai cuidar das operações é a Visanet, empresa que credencia estabelecimentos comerciais a aceitar os cartões Visa. "Pagamentos móveis vão crescer mais rápido do que o comércio eletrônico, que movimenta hoje no mundo US$ 400 bilhões", disse Estrada.
A idéia é permitir que qualquer pagamento feito hoje com cartão possa ser feito com o celular. O aparelho pode ser usado para pagar uma compra de dois modos: por aproximação de uma leitora ou por mensagens de texto no visor (o chamado pagamento remoto).
Os testes no Brasil devem envolver o pagamento por proximidade, em lojas de grande circulação de pessoas ou de comida rápida. Esse tipo de pagamento reduz o tempo das filas, pois é necessário apenas aproximar o celular da leitora. Segundo ele, cerca de 12 meses depois dos testes e das avaliações, o projeto deve ser ampliado para mais clientes. "O Brasil é mercado mais desenvolvido de celulares da América Latina", disse.
A Visa já testou o celular como meio de pagamento em 2006 na Malásia e em um estádio em Atlanta (EUA). Empresas como Motorola, Nokia e IBM participaram do desenvolvimento da plataforma móvel.
A plataforma anunciada nos EUA é um conjunto de ferramentas e aplicativos tecnológicos, padrões de segurança e modelos de negócios que será o padrão da bandeira no mundo todo. Vai permitir que bancos emissores da bandeira e operadoras de telefonia celular ofereçam aplicativos de pagamento móvel.
O projeto da Visa para pagamentos móveis começou a ser desenvolvido há vários anos. A estratégia da bandeira é aproveitar um dos mercados que mais cresce no mundo e que vem se aproximando de outras tecnologias. A tendência é usar o celular não só para pagamentos, mas também para compras virtuais.
Hoje, no mundo, existem 2 bilhões de usuários de telefones celulares. Para 2010, a expectativa é que esse número aumente para mais de 3 bilhões. Só no Brasil, são quase 100 milhões de usuários.
Para aproveitar esse mercado em expansão, outras empresas e bancos resolveram apostar nos celulares no Brasil. O HSBC oferece desde outubro o M-Cash, sistema que permite ao cliente do banco efetuar o pagamento de uma compra por celular via débito automático em conta corrente. O aparelho pode ser usado em lojas credenciadas e na internet.
Outra iniciativa foi da VisaVale, empresa de cartões de benefícios, que permite o pagamento de compras pedidas em casa pelo celular. Já o Banco do Brasil transformou o aparelho em banco. Pelo celular, é possível consultar saldo, fazer transferências e aplicações. Recentemente, o banco lançou o serviço para seus clientes no Japão.