Título: PT programa comícios com a presença de Lula
Autor: Agostine , Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 25/07/2012, Política, p. A7

O PT já programou uma série de eventos com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para dar visibilidade à candidatura do petista Fernando Haddad na disputa pela Prefeitura de São Paulo. O partido planeja três carreatas em agosto com a presença de Lula e sete comícios na cidade.

O ex-presidente aguarda a liberação dos médicos para engajar-se na campanha do PT. No dia 6 de agosto, Lula realizará exames para avaliar os resultados do tratamento a que se submeteu contra um câncer na laringe.

A campanha de Haddad espera o aval dos médicos de Lula para marcar o lançamento do programa de governo com a presença do ex-presidente. O partido planejava lançar as propostas em 13 de agosto, mas antecipará a data se Lula puder participar do evento.

Se o ex-presidente for liberado, o PT deverá organizar três carreatas em agosto na periferia, nas zonas sul, leste e noroeste. Os eventos devem entre os bairros de Capão Redondo e Cidade Ademar (sul), São Mateus e Itaim Paulista (leste) e Brasilândia (noroeste).

Em setembro, o PT pretende fazer sete comícios na capital, nas áreas mais distantes do centro, onde a sigla é mais forte eleitoralmente. Devem ser dois comícios na zona sul (Campo Limpo e Capela do Socorro), dois na leste (São Miguel e São Mateus), um na noroeste (Brasilândia), um na norte (Jaçanã) e o de encerramento da campanha na área central da cidade.

Lula deve participar de alguns comícios, como o de encerramento. O ex-presidente tem reclamado que sua voz ainda falha depois do tratamento contra o câncer.

O PT aposta na exposição de Haddad no horário eleitoral gratuito e na associação de sua imagem com Lula e com a presidente Dilma para crescer. Segundo pesquisa do Datafolha divulgada no fim de semana, o petista, com 7% das intenções de voto, ainda é pouco conhecido entre aqueles com baixa escolaridade e baixa renda.

Segundo a pesquisa, 40% votariam com certeza no candidato indicado pelo ex-presidente Lula e outros 21% poderiam votar. Em relação ao apoio da presidente Dilma Rousseff, 33% votariam com certeza em um candidato apoiado pela presidente e outros 27% disseram que poderiam votar.

"É preciso ter sangue frio, porque a campanha de Haddad só vai crescer em setembro", analisou o coordenador da campanha do PT, vereador Antonio Donato.