Título: Equipe de busca encontra caixa-preta do Boeing da Gol
Autor: Rittner, Daniel
Fonte: Valor Econômico, 03/10/2006, Empresas, p. B2

Destroços do Boeing 737-800 da Gol, que caiu no Mato Grosso: caixa preta foi encontrada próximo da cauda do avião As equipes de resgate lideradas pelo Comando da Aeronáutica localizaram ontem à tarde a caixa-preta do Boeing 737-800 da Gol que caiu na sexta-feira, com 155 pessoas a bordo. O equipamento se encontrava próximo à cauda do avião e, com tamanho equivalente ao de uma caixa de sapatos, pode ser decisivo no esclarecimento da colisão com o jato executivo Legacy, da Embraer.

Feita com materiais como titânio e revestida de aço-cromo, a caixa-preta contém dois tipos de dados: a gravação dos diálogos dos pilotos entre si e com as torres de controle (voice recorder) e um histórico dos procedimentos adotados nas manobras da aeronave, incluindo informações sobre a altitude, minuto a minuto (digital flight data recorder).

O cruzamento com os dados registrados pela caixa-preta do Legacy, além das gravações feitas nas próprias torres de controle, pode comprovar ou não uma das últimas suspeitas levantadas pelos investigadores. Segundo fontes do setor aéreo, a gravação dos diálogos dos controladores de vôo teria registrado um pedido, realizado pelos pilotos da Gol, de mudar de altitude. Pouco antes de os radares terem perdido a localização do Boeing, os pilotos teriam pedido para subir de 35 mil para 39 mil pés - cada mil pés equivalem, aproximadamente, a 300 metros. A informação não foi confirmada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

"Tudo o que se disser, por enquanto, é especulação", afirmou o diretor-presidente da agência, Milton Zuanazzi. Além da Boeing, que pretendia mandar dois técnicos para ajudar nas investigações, uma equipe da FAA (Federal Aviation Administration, o órgão regulador da aviação nos Estados Unidos) e do NTSB (National Transportation Safety Board) acompanharão o caso no Brasil. Cerca de 75 militares continuam envolvidos nas buscas, em Peixoto de Azevedo (MT).

Os depoimentos da tripulação responsável pelo comando do Legacy indicaram que todos os mecanismos de segurança de vôo, como o sistema de radar anti-colisão, estavam funcionando e haviam sido acionados. Mas a equipe de investigadores aceitará essa versão depois de fazer a análise dos dados registrados na caixa-preta do avião executivo.

Os primeiros corpos resgatados na selva devem chegar hoje para identificação dos familiares, em Brasília. Procedimentos de transporte foram flexibilizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para dar mais agilidade ao processo.

O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, disse que a chegada dos corpos ocorrerá na Base Aérea, e não no aeroporto, para que seja respeitada a privacidade das famílias. "Isso não pode ser transformado em espetáculo", afirmou o brigadeiro.

Familiares das vítimas se reuniram ontem com o ministro da Defesa, Waldir Pires. Eles se queixam do tratamento recebido pela Anac e da falta de informações sobre o acidente. Apontam o fato de estarem sendo informados basicamente pela imprensa.

A Gol tem escapado da maior parte das reclamações dos parentes. Só em Brasília, a aérea colocou 33 psicólogos à disposição dos familiares, além de ter assumido o compromisso de bancar todas as despesas com hospedagem e alimentação, além dos gastos com o sepultamento dos corpos.