Título: Russomano ataca Kassab e mira em Serra
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 24/07/2012, Política, p. A7

Na liderança da disputa pela Prefeitura de São Paulo junto com José Serra (PSDB), o candidato do PRB, Celso Russomano, associará a gestão do prefeito Gilberto Kassab (PSD) ao tucano para tentar desgastar o adversário eleitoral. Russomano prometeu instalar comitês móveis em frente às 31 subprefeituras da cidade para fazer críticas à administração e coletar reclamações da população. Ao mesmo tempo em que atacou Serra, o PRB não poupou indiretas ao PT. O partido assumiu o discurso de que Russomano é a "novidade" na sucessão paulistana, mote da campanha do petista Fernando Haddad.

Russomano disse que colocará comitês móveis em kombis em toda a cidade para que a população aponte os problemas dos bairros. A gestão Kassab, segundo pesquisa Datafolha divulgada no fim de semana, recebeu nota 4,4 e foi considerada por 78% dos eleitores como "regular" ou "ruim/ péssima".

"Todos que estiverem descontentes com Kassab terão uma opção", disse Russomano ontem. "A população não está feliz com a administração", afirmou. De olho na alta rejeição do governo municipal, o candidato do PRB intensificará ataques à gestão e reforçará a associação entre o prefeito e o tucano.

Russomano tem 26% das intenções de voto e aparece empatado com Serra, com 30%, segundo o Datafolha do fim de semana.

Ao fazer a associação entre Kassab e Serra, Russomano tenta aumentar a rejeição do tucano. O levantamento mostra Serra com o maior percentual entre os candidatos, com 37%. Russomano tem 12%, o mesmo de Haddad.

O candidato do PRB participou na noite de ontem da instalação do comitê político de sua campanha, que terá o deputado estadual Campos Machado (PTB) no comando. Aliado do governador Geraldo Alckmin (PSDB), Machado reforçará a estratégia da campanha de buscar os eleitores do PSDB descontentes com a gestão municipal e os eleitores que não votam no PT.

Na instalação do conselho político da campanha, dirigentes partidários reforçaram que Russomano é a "novidade". "O povo de São Paulo decidiu inovar. O novo está com Celso. O resto é velho. É mais do mesmo", discursou o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira.

"O novo está aqui. É Celso Russomano", reforçou o vice na chapa, Luiz Flávio D"Urso (PTB), que foi anunciado no evento "como paladino da ordem e da justiça". Campos Machado, entre citações de músicas do Agepê, Roupa Nova e Geraldo Vandré e frases de Gonçalves Dias, também defendeu a inovação. O candidato, no entanto, confundiu-se ao discursar e disse que está disputando a campanha de 1912.

Na instalação do conselho politico, o PRB anunciou o apoio do recém-criado PEN. A chapa composta pelo PRB, PTB, PHS, PRP, PTdoB, PTN e PEN terá dois minutos e dez segundos no horário eleitoral gratuito. (CA)