Título: Demanda em queda ajuda a derrubar o PIB do país
Autor: Newswires , Dow Jones
Fonte: Valor Econômico, 24/07/2012, Internacional, p. A13

A economia da Espanha enfraqueceu no segundo trimestre, reflexo da forte queda da demanda interna e da intensa volatilidade dos mercados financeiros, disse ontem o banco central do país.

No relatório mensal da instituição, dados preliminares mostram uma contração de 0,4% no Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre na comparação com o primeiro, e queda de 1% ante igual período do ano passado.

A demanda interna caiu 1,2% na comparação com o primeiro trimestre. Houve queda no consumo das famílias e redução dos gastos públicos. As exportações do país contribuíram positivamente.

Na visão de muitos economistas, por estar em contração há dois trimestres consecutivos, a Espanha encontra-se em recessão. A quarta maior economia da zona do euro teve uma contração de 0,3% no PIB do primeiro trimestre ante o quarto trimestre do ano passado.

O escritório de estatísticas da Espanha publicará a primeira estimativa do PIB do segundo trimestre na próxima semana, e a leitura final só será divulgada no fim de agosto. O banco central prevê uma queda de 1,5% no PIB deste ano.

Na semana passada, o governo da Espanha também revisou as projeções de crescimento. Para este ano, houve uma melhora na previsão, de contração de 1,7% para 1,5%, mas para 2013 a estimativa passou de queda de 0,2% para baixa de 0,5%. Para 2014, a expectativa do banco central é de crescimento de 1,2%, ante os 1,4% projetados anteriormente.