Título: Planalto mantém rotina durante sessão no STF
Autor: Cunto , Raphael Di
Fonte: Valor Econômico, 03/08/2012, Política, p. A8

A orientação da presidente Dilma Rousseff para que as atividades do governo não sejam interrompidas pelos holofotes voltados ao Judiciário, em razão do julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), será cumprida à risca pelo Palácio do Planalto.

A própria presidente Dilma manteve-se ocupada durante todo o dia de ontem - enquanto o noticiário político esteve focado no primeiro dia de julgamento do mensalão - sem demonstrar preocupação com os desdobramentos do caso. "A presidente está preocupada com a economia e a manutenção dos ganhos sociais do país", disse um auxiliar próximo a Dilma. Ela acompanhou o movimento da economia internacional e participou de reuniões para definir o pacote de medidas que pretende divulgar neste mês.

Na semana que vem, o governo deve iniciar uma série de anúncios de concessões, à iniciativa privada, de empreendimentos na área de infraestrutura. Nos últimos dias, a presidente esteve "debruçada" sobre esses projetos, considerados essenciais para estimular a economia.

O vice-presidente Michel Temer manteve reuniões internas ontem pela manhã e desembarcou em São Paulo à tarde para compromissos com lideranças do PMDB. Segundo auxiliares próximos, o vice-presidente "não acompanhou nada" referente ao início do julgamento no Supremo. Já a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, responsável pelos assuntos políticos e acompanhamento das atividades do Congresso, tem "falado muito pouco" sobre o caso, "fazendo o acompanhamento normal" do julgamento, segundo auxiliares próximos. A ministra manteve reuniões com sua equipe para tratar da agenda do semestre, mas é certo que acompanhou os desdobramentos do caso no STF e, sobre ele, conversará com a presidente.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não se manifestou sobre o assunto e seus auxiliares asseguram que ele não tem acompanhado o julgamento do mensalão.