Título: Mais Brasil
Autor: Camba, Daniele
Fonte: Valor Econômico, 03/10/2006, EU & Investimentos, p. D1

Mesmo com as incertezas sobre o cenário eleitoral, com a surpresa de um segundo turno para presidente da República, os analistas ainda se mostram otimistas com relação ao crescimento econômico do país em 2007. Seja Lula ou Geraldo Alckmin o novo governante, há consenso de que a condução da política econômica na linha da estabilidade será mantida, com inflação controlada, redução da taxa de juros, superávit primário e balança comercial robusta. Permanecem, assim, intactas as projeções de um crescimento mais vigoroso do PIB para os próximos anos. Para se beneficiar do movimento, as corretoras participantes da Carteira Valor intensificaram as recomendações de papéis voltados ao mercado interno. Entre as sugestões estão ações de varejo, consumo, bancos e energia.

Apesar do tom de tranqüilidade, a disputa eleitoral deve trazer um pouco de volatilidade para a bolsa este mês. A oscilação pode aumentar significativamente caso novos escândalos venham à tona. "A perspectiva é de uma bolsa para cima até o fim do ano, com o Índice Bovespa chegando a 42 mil pontos em dezembro, mas até lá muito sobe-e-desce ainda está por vir", diz o chefe de análise da Concórdia Corretora, Eduardo Kondo. Os resultados tradicionalmente melhores das companhias no terceiro e quarto trimestres devem ser um empurrão importante para as ações se valorizarem.

Se o céu parece razoavelmente limpo no Brasil, o mesmo não acontece em terras estrangeiras. Apesar de descartarem a possibilidade de uma brusca desaceleração da economia americana, ou até de recessão, os analistas acreditam que as ações voltadas ao mercado externo, como as de commodities (petróleo, mineração, siderurgia, papel e celulose), continuarão altamente voláteis, oscilando a cada nova notícia ou indicador sobre o comportamento da atividade econômica nos Estados Unidos.

"Não vemos risco de uma desaceleração mundial, mas achamos que, no curto prazo, enquanto essa desaceleração suave não se definir, haverá turbulência nas ações de empresas expostas ao comércio internacional, como são as commodities", diz o chefe de análise da Bradesco Corretora, Carlos Firetti.

Por esse motivo, as dez corretoras da Carteira Valor praticamente abandonaram alguns papéis de commodities que são vedetes da bolsa brasileira. As ações da Petrobras e da Vale do Rio Doce, por exemplo, historicamente apareciam entre as recomendações de sete ou oito corretoras. Mas na carteira deste mês, as preferenciais (sem direito a voto) da Petrobras têm quatro recomendações e as PNA da Vale somente três. "Não ter esses papéis nos últimos dois meses se mostrou uma estratégia vitoriosa, foi o que fizemos", diz Firetti.

As recomendações da Bradesco Corretora, assim como as sugestões das demais participantes da Carteira Valor, estão voltadas ao crescimento interno. É o caso das ações da Dasa, laboratório de diagnósticos que está em crescimento e com expectativa de fazer aquisições. A corretora também incluiu na carteira os papéis da Net, que está se beneficiando com o aumento da massa real de salários.

A Concórdia também fez várias mudanças na carteira deste mês para se beneficiar da melhora da atividade econômica. A corretora recomenda ações da Confab (fabricante de tubos) e da Lupatech (produtora de válvulas para postos de gasolina), ambas fornecedoras da Petrobras e que devem se beneficiar do aumento de 75% nos investimentos da estatal, diz Kondo.

Depois de um bom tempo relegadas a segundo plano, as ações de energia voltaram à pauta de prioridades dos analistas. Os papéis da Cemig, CPFL Energia e Light possuem duas recomendações cada uma. "O setor inteiro está defasado na bolsa, além disso, com o crescimento econômico, será preciso fazer investimentos em geração, do contrário faltará energia", diz Gilberto de Souza, chefe de análise da BES Securities. As geradoras devem se beneficiar mais desses investimentos do que as distribuidoras.

"A Light, uma das empresas que mais perdem com as ligações clandestinas no Rio, deve sofrer uma reviravolta de eficiência agora que foi comprada", diz o analista da corretora do Banco Real, Pedro Galdi. Além da Light, a corretora recomenda as ações ordinárias (com direito a voto) da Eletrobrás.

As ações de algumas estatais, como a própria Eletrobrás, subiram ontem, com a ida de Alckmin para o segundo turno. "Isso reacendeu as esperanças de uma gestão melhor nessas companhias e até de privatização", diz Firetti, da Bradesco Corretora. No mês passado, a Carteira Valor teve alta de 1,47%, acima do Ibovespa, que subiu 0,60%. No ano, a Carteira acumula 20,78%, para 8,95% do Ibovespa.