Título: Lula está liberado para participar de campanhas em todas as cidades
Autor: Cunto , Raphael Di
Fonte: Valor Econômico, 07/08/2012, Política, p. A9

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está liberado para participar das campanhas eleitorais, afirmou ontem o médico Roberto Kalil, chefe da equipe que tratou o petista de um câncer na laringe. "O presidente Lula está liberado para fazer tudo que quiser. Pode sair do hospital agora, subir em um palanque e ficar 24 horas falando", disse Kalil.

Lula esteve no hospital Sírio Libanês para exames de rotina, que verificaram se não houve retrocesso no tratamento.

Ele passou a tarde reunido com a presidente Dilma Rousseff em um almoço no gabinete da Presidência em São Paulo que durou três horas e meia. Dilma esteve na cidade especialmente para conversar com o ex-presidente e voltou para Brasília no fim da tarde. Segundo a assessoria da Presidência, foram tratados de "assuntos nacionais e do resultado dos exames".

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, estava no mesmo prédio, mas, segundo sua assessoria, não participou da conversa.

O resultado dos exames era aguardado pelo ex-presidente e pelo PT para definir em quais campanhas ele poderia subir no palanque. Há duas semanas, o presidente do PT, Rui Falcão, afirmou, logo após reunião com Lula, que a participação do ex-presidente ficaria restrita a poucas cidades, como São Paulo, Recife e Belo Horizonte, para evitar muitos deslocamentos.

O candidato do PT em São Paulo, Fernando Haddad, comemorou. "Aguardávamos ansiosamente essa notícia. Estávamos todos rezando para que esse dia chegasse logo", afirmou o petista, que negou desconforto pelo ex-presidente poder participar de campanhas em todo o país. "O Lula não pode ser exclusividade minha. Ele tem compromissos em várias cidades com companheiros do PT."

Amanhã, o ex-presidente gravará mensagem para a propaganda eleitoral de Haddad. A presidente Dilma Rousseff ainda não informou aos petistas se participará dos programas de seu ex-ministro.

Segundo os médicos, Lula, que ganhou de "seis a sete" quilos desde fevereiro, ficou feliz ao receber o resultado dos exames e ligou para dar a notícia à sua esposa. A principal preocupação do ex-presidente, contaram, foi saber se poderia comer churrasco - o que ele, na verdade, já fez na sexta-feira com sindicalistas. "O presidente Lula pode ter uma vida normal a partir de agora, não tem mais restrições", afirmou Kalil. O inchaço no pescoço que tem incomodado o ex-presidente, diz, deve regredir em alguns meses.