Título: Garotinho formaliza apoio a Alckmin
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 04/10/2006, Política, p. A6

O ex-governador Anthony Garotinho declarou na noite de ontem apoio formal ao candidato do PSDB a presidente, Geraldo Alckmin. Na organização do grupo de apoio a Alckmin, Garotinho descartou a possibilidade de dividir qualquer atividade de campanha com Sérgio Cabral, candidato do PMDB ao governo do Estado do Rio, caso ele esteja ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Cabral declarou também nesta terça-feira apoio ao presidente e rejeitou a hipótese de parceria com a candidata do PPS ao governo do Estado, Denise Frossard, afilhada política do prefeito Cesar Maia (PFL) - o maior adversário dos Garotinho no Estado - e também aliada de Alckmin.

"No palanque do Lula em não subo. Vamos fazer campanha para Cabral e Alckmin" disse o ex-governador, que, ao ser perguntado se dividiria o palanque com Frossard, foi enfático. "Obviamente não. Nós vamos fazer palanques pessoais. Falei ontem com prefeitos, que ajudarão.Garotinho desdenhou o impacto das denúncias envolvendo sua pré-candidatura à Presidência, pelo PMDB, na campanha tucana: "Nenhuma das denúncias contra mim foi comprovada. Fizeram denúncias também contra o Geraldo Alckmin, denúncias contra Lula. E se denúncia atrapalhasse, Lula não teria tido nem 5% dos votos " afirmou Garotinho, cuja pré-campanha recebeu recursos de empresas que tinham sócios em comum com ONGs que prestam serviços ao governo do Estado do Rio.

Já a candidata derrotada do P-SOL à Presidência da República, senadora Heloísa Helena, disse que sua única frustração na campanha foi não ter tido a oportunidade de enfrentar cara a cara Lula. No primeiro turno, o presidente optou por se ausentar dos debates promovidos pelas televisões e emissoras de rádio.

"Minha única frustração da campanha é não ter podido estar bem pertinho dele para fazer o debate, não ter tido a oportunidade de enfrentar bem pertinho o presidente Lula", desabafou. A senadora - que estará sem mandato a partir de 2007 - contou que há duas semanas já levou sua mudança para Maceió (AL). Nos seus planos está voltar a dar aulas Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e continuará a "fazer o bom combate".

Ela pretende voltar a disputar eleição em 2010, quando tentará novamente chegar ao Palácio do Planalto. "Na campanha o que mais ouvi era para não desistir, que se não der nessa dava na próxima. Não posso deixar de atender a esses pedidos", disse.

O ex-presidente Fernando Collor (PRTB) assumirá a vaga de Heloísa Helena no Senado, fato que ela não conseguiu impedir. O que não quer dizer que ele irá ocupar o mesmo espaço físico que ela. Heloísa já cedeu seu gabinete para outro senador "não me lembro quem". Collor terá que procurar outro gabinete para se instalar.

A senadora preferiu não comentar as declarações do presidente Lula de que Fernando Collor de Mello fará uma mandato "extraordinário" no Senado. "Não me peçam para comentar sobre isso, por favor", disse, com a certeza de que dificilmente sairia algo publicável da sua observação. (Com agências noticiosas)