Título: No Rio, 36 parlamentares se reelegem
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 04/10/2006, Política, p. A10

A Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) terá renovação de 48,6% do seu quadro atual de deputados na próxima legislatura. O percentual é inferior ao registrado em 2002, quando 54% das cadeiras foram ocupadas por novos parlamentares. Dos 70 deputados eleitos no domingo passado, 30 chegam à Alerj pela primeira vez. Outros quatro - Alair Correa (PMDB), Sula (PMDB), Zito (PSDB) e Comte Bittencourt (PPS) - já foram parlamentares em legislaturas anteriores e retornam à casa.

Dos 59 deputados que tentaram se reeleger, 36 conseguiram. Seis deputados estaduais disputaram vagas na Câmara Federal e cinco foram eleitos: Leo Vivas (PRB), Andréia Zito (PSDB), Edmilson Valentim (PCdoB), Leandro Sampaio (PPS) e Cida Diogo (PT). Apenas o deputado Paulo Pinheiro (PPS) não teve número de votos suficiente.

Caso o candidato do PMDB ao governo do Rio, Sérgio Cabral Filho, seja eleito no segundo turno das eleições, contará com uma base de 17 parlamentares do seu partido. Apesar de o PMDB ter conquistado cinco vagas a menos do que em 2002, continuará com a maior bancada da assembléia. Já o PPS, partido de sua adversária na disputa estadual, Denise Frossard, conseguiu eleger apenas dois parlamentares.

O PSDB e o PFL foram os dois partidos, dos quatro grandes, cujas bancadas na Alerj cresceram em relação a 2002. Os pefelistas conquistaram três cadeiras a mais, elegendo seis parlamentares. Já os tucanos elegeram seis deputados, dois a mais do que no último pleito. A bancada petista perdeu uma cadeira e passou a ter seis parlamentares. Entre os pequenos, o PSB aumentou sua bancada de um para três deputados.

O número de partidos na casa também cresceu, passando de 21 atualmente para 23, com a entrada de representantes do P-SOL e do PHS. O deputado mais bem votado no pleito foi José Camilo Zito dos Santos Filho, mais conhecido como Zito, do PSDB, que conquistou 204.880 votos e retorna à Alerj.