Título: BB volta ao país e BNDES abre linhas de crédito
Autor: Rocha, Janes
Fonte: Valor Econômico, 26/02/2007, Brasil, p. A2

Na tentativa de segurar o Uruguai dentro do Mercosul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega ao país com uma série de promessas de cooperação e investimentos. Na área financeira, vai anunciar a volta do Banco do Brasil ao país, a entrada do Banco Itaú - através das operações do BankBoston que adquiriu há dois anos - e a abertura de linhas de financiamento do BNDES para a aquisição de produtos brasileiros, que podem totalizar US$ 240 milhões.

Além disso, o BNDES vai credenciar seu equivalente uruguaio, o Brou, como agente de repasses de linhas de financiamento, em um modelo semelhante ao dos agentes repassadores brasileiros, que recebem uma remuneração (spread) para assumir o risco dos créditos realizados.

A volta do BB - que encerrou suas operações no país há cerca de sete anos -, deve levar alguns meses para se concretizar, até que o banco resolva pendências de sua antiga filial, segundo informaram fontes da chancelaria brasileira. Procurado para explicar como será sua volta ao Uruguai, o BB respondeu que não vai se pronunciar.

Entre os protocolos que serão assinados entre os dois governos estão projetos de cooperação nas áreas de biocombustíveis, cadeias produtivas, safras agrícolas, governo eletrônico e TV digital. Além disso, o governo brasileiro vai anunciar investimentos públicos na área de infra-estrutura, como a reforma de uma ponte e a construção de uma segunda sobre o Rio Jaguarão e uma nova linha de transmissão. Entre os investimentos privados estão a construção, pela Petrobras, de uma termelétrica de 280 MW de potência, uma usina para expansão do sistema de distribuição de gás.

O presidente deve também levar como mensagem a Vazquez, a intenção da Camargo Corrêa de construir uma nova fábrica de cimento, de US$ 130 milhões e de indústrias têxteis que pretendem se instalar no país. (JR)