Título: Sabesp assume papel mais agressivo com foco em resultados
Autor: Nakamura, Patrícia
Fonte: Valor Econômico, 26/02/2007, Empresas, p. B8

Depois de passar boa parte do ano passado no circuito São Paulo-Nova York (onde era professor visitante na Columbia University), Gesner Oliveira tem na agenda de viagens nos próximos dias destinos como Fernandópolis, Botucatu, Itatiba, Registro, Presidente Prudente e Itapetininga. Esses municípios estão entre os 174 no Estado de São Paulo cujos contratos de concessão de serviços de água e esgoto estão vencidos ou devem expirar até o fim do ano. Nos próximos cinco meses o objetivo de Oliveira, o novo presidente da Sabesp, é renovar todos esses contratos. O próximo passo será abrir novas frentes e conquistar mais acordos.

Em meio a concorrência pesada de empresas privadas (animadas com as garantias da regulamentação da Lei do Saneamento), Oliveira já amealhou a primeira vitória à frente da maior companhia de saneamento básico da América Latina: a renovação do contrato em Lins, a 450 quilômetros da capital paulista. "Temos poucos objetivos e muito foco nos resultados", afirmou Oliveira, menos de um mês após assumir o cargo e poucos dias depois de acompanhar uma enchente em Franca, que destruiu a rede de fornecimento de água.

"Enviamos 28 caminhões-pipa para garantir o abastecimento na cidade e três dias depois a situação estava sob controle", afirmou. O delicado episódio, segundo o executivo, ajudou a Sabesp a expor seu potencial de operação. "É necessário haver uma empresa bem estruturada para realizar o serviço de saneamento, com corpo de funcionários que se mobiliza rápido", disse, descrevendo o trunfo que tem levado às prefeituras em busca da renovação das concessões.

O presidente da Sabesp reconhece que a receita gerada pelos 174 municípios não é muito grande - representa 17% da arrecadação - mas a renovação dos contratos num ambiente competitivo funcionará como prova de fogo para a nova fase de relacionamento entre a estatal e as prefeituras. "Estamos abertos a todos os diálogos para conciliar nosso trabalho com os planos diretores das cidades". Hoje a Sabesp atende a 367 dos 645 municípios do Estado.

O êxito na renovação dos contratos vai garantir fôlego extra para a Sabesp avançar seus domínios para cidades poderosas, concentradas da região central do Estado, cujos serviços de água e esgoto estão na mão de outras companhias.

São municípios poderosos como Campinas, Bauru, Sorocaba e suas vizinhas. "Temos condições de atender a mais municípios com a infra-estrutura que possuímos. Dessa forma teremos ganhos de escala". Um estreitamento das relações com a capital paulista também é cogitada. Segundo Oliveira, não será necessária a assinatura de contratos, mas a sintonia entre os projetos da estatal e da prefeitura.

A Sabesp deve divulgar em março seu planejamento estratégico, mas algumas medidas já foram adotadas. Entre elas, a criação das superintendências de assuntos jurídicos e de gestão ambiental, área que deverá ganhar destaque. Outro objetivo é entrar no mercado de carbono, mas a empresa ainda não possui um projeto adiantado.

Esta é a primeira experiência de Gesner Oliveira na direção de uma estatal. Sob seu comando está uma empresa de capital misto, com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo e Nova York. Seu valor de mercado é de R$ 8,4 bilhões e possui 18 mil funcionários. Com fortes laços no PSDB, ele foi secretário adjunto da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda entre 1993 e 1995. No ano seguinte tornou-se presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), ficando no cargo até 2000. De lá, foi para a iniciativa privada e é sócio-diretor da Tendências Consultoria.