Título: Eventos aumentam a negociação
Autor: Camba, Daniela
Fonte: Valor Econômico, 26/02/2007, Eu & Investimentos, p. D1

Eventos específicos como trocas de controle, fusões e reestruturações são capazes de tornar alguns papéis os preferidos dos investidores. No estudo da Bovespa, entre as companhias do IBrX com a maior relação entre o volume financeiro e o "free float" estão algumas que passaram por eventos relevantes. A Light, a primeira da lista, é um exemplo. Em 2006, suas ações ordinárias negociaram quatro vezes o seu "free float" e o motivo foi a troca de controle, que abriu expectativas de melhora na gestão.

A Telemar, a segunda da lista, também passou a ser muito negociada na espera da reestruturação societária. A relação de troca seria muito melhor para as ONs. Não é à toa que elas giraram 2,6 vezes os R$ 3,2 bilhões de "free float".

"São papéis de empresas que não necessariamente possuem bons fundamentos, mas que estão passando por profundas mudanças e que abrem espaço para ganhos rápidos", diz o sócio da Investidor Profissional (IP), Pedro Rudge. As pessoas físicas precisam tomar cuidado para não fazer investimentos no calor dos rumores de possíveis fatos que muitas vezes não se concretizam.

Há também os papéis de setores que ganham notoriedade em algum momento. Como é o caso agora dos segmentos imobiliário e sucroalcooleiro. (DC)