Título: Espanhola Qualta investirá 50 milhões de euros em Pernambuco
Autor: Mandl, Carolina
Fonte: Valor Econômico, 27/02/2007, Empresas, p. B1

A Qualta Real Estate, empresa espanhola especializada em vendas e marketing para o setor imobiliário, deve construir até o fim de 2009 um complexo hoteleiro e residencial na praia do Porto, na cidade de Barreiros, no Sul de Pernambuco, chamado The Reef Club.

O projeto, que irá demandar investimentos de cerca de 50 milhões de euros, será composto por um hotel de 300 quartos, 500 casas para moradia, um centro comercial e um campo de golfe, em uma área de 90 hectares com três quilômetros de litoral.

Em uma segunda etapa, prevista para se encerrar em 2014, o complexo pode alcançar até 500 hectares.

Esse é o segundo megaempreendimento hoteleiro anunciado para Pernambuco em menos de um ano. A Odebrecht, em sociedade com a família pernambucana Brennand, construirá um complexo que abrigará até 30 mil pessoas na praia do Paiva.

O objetivo da Qualta é atrair compradores e turistas da Irlanda, Inglaterra e Escandinávia.

"Existe um grande número de pessoas com idade entre 55 e 70 anos em busca de casas para morar no período de inverno", afirma Geraldine Arnaud, diretora-presidente da Qualta Resorts Brasil. A executiva avalia que 70% das vendas devem ser feitas a estrangeiros.

Antes de aterrissar em solo nordestino, a Qualta pesquisou áreas no Caribe. A escolha pelo Brasil se baseou em dois fatores, segundo Geraldine. Um deles é a disponibilidade de material de construção.

"No Caribe seria preciso importar tudo, o que iria encarecer a obra", afirma. Outro motivo é o custo de vida no país, mais baixo do que na zona caribenha.

A Qualta não é a investidora em si desse projeto. A empresa desenvolve projetos hoteleiros e imobiliários e atrai investidores para construí-los. Participarão desse empreendimento a seguradora espanhola Agrupació Mutua e outros três grupos não divulgados pela Qualta. Atualmente, o grupo espanhol está desenvolvendo empreendimentos imobiliários em seis áreas da Espanha e também na região italiana da Calábria.

Dados do Ministério do Turismo apontam que até 2009 o Brasil terá em operação 140 novos empreendimentos que demandarão R$ 3,6 bilhões em recursos. Boa parte desse dinheiro, afirma o ministério, virá de mãos estrangeiras. Só os portugueses e espanhóis investirão R$ 1,5 bilhão nos próximos dois anos.

Isso não significa, porém, que todos esses projetos vão sair do papel. "O Brasil tem sido alvo de muitos investimentos estrangeiros. Mas ainda não são os grandes grupos europeus que chegaram ao país. Muitos dos projetos anunciados ainda precisa se viabilizar financeiramente", afirma Diogo Canteras, sócio da HVS International, consultoria da área de turismo.