Título: Justiça eleitoral aciona governo do PI
Autor: Bueno , Sérgio Ruck
Fonte: Valor Econômico, 16/08/2012, Política, p. A8

A Justiça Eleitoral deu prazo de 48 horas para que o governo do Piauí retire ou mude a cor dos letreiros gigantes com a frase "The amo", instalados em Teresina no início deste mês. A estrutura se tornou atração turística na cidade.

A decisão tem base em um pedido da promotora Clotildes Carvalho, para quem as cores das instalações - amarela e vermelha - lembram as do PSB, partido do governador Wilson Martins.

Para Carvalho, a homenagem poderia configurar propaganda "subliminar" para o candidato do PSB à prefeitura, o radialista Beto Rego. "Houve uma propaganda eleitoral disfarçada de peça publicitária. É quase maior que um outdoor", diz. Ela também afirma que as placas atrapalham o trânsito.

Hoje, os letreiros estão em três pontos famosos de Teresina, como as escadarias da igreja São Benedito, no centro.

A estrutura chama a atenção pelo tamanho: são dois metros de altura e 14 metros de comprimento. "The" é a abreviatura do nome da capital.

O coordenador de comunicação do Piauí, Fenelon Rocha, um dos responsáveis pelo "The Amo", disse que o governo vai acatar a decisão e pintar os letreiros de branco.

Ele nega que tenha ocorrido propaganda eleitoral ao candidato do governador. "Seis candidatos a prefeito já tiraram foto junto ao letreiro. É evidente que não houve leitura política", diz.

Segundo Rocha, as cores dos letreiros, instalados em comemoração aos 160 anos de Teresina, foram escolhidas por representar "luz e amor".

A primeira pesquisa Ibope em Teresina, encomendada pela TV Clube e divulgada na noite de terça-feira, mostra que Beto Rego está em quarto lugar na corrida eleitoral, que é liderada pelo tucano Firmino Filho, com 30%. Como a margem de erro do levantamento é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, Firmino Filho está tecnicamente empatado com Elmano Férrer, do PTB, que aparece em segundo, com 24% das intenções de voto.

O petista Wellington Dias vem em seguida com 17% e Beto Rego, em quarto, com 11%. Os candidato do PSTU, Daniel Solon, e do PSOL, Maklandel, tiveram 1% das citações e Vasconcelo Pinheiro, do PCB, não pontuou. Os votos em branco e nulos somaram 5% e os que não sabem ou não responderam, 11%.

A pesquisa foi feita entre os dias 11 e 13 de agosto, com 602 entrevistas e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) sob número 00176/2012. (Com agências noticiosas)