Título: Russomanno promete refazer projeto Nova Luz
Autor: Bueno , Sérgio Ruck
Fonte: Valor Econômico, 16/08/2012, Política, p. A8

Com um alto falante pequeno pendurado na cintura e um microfone "headset" - aquele usado por atendentes de telemarketing e apresentadores de TV -, o policial licenciado e candidato a vereador Saito San, do PHS, anunciava nas imediações da Rua Santa Efigênia, no centro de São Paulo e voltada ao comércio de eletrônicos: "Venham dar um abraço no Celso Russomanno, o candidato a prefeito que vai rever o Nova Luz, projeto que quer acabar com a Santa Efigênia e com o seu emprego".

Por onde o candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo passou na manhã de ontem, foi seguido e fotografado. A cada flash, seus assessores corriam junto ao potencial eleitor e lhe perguntavam se tinha página no Facebook para lhe enviar o retrato.

Acompanhado por candidatos à vereança famosos - ou quase isso - como o comentarista esportivo Chico Lang (PTB), a apresentadora Nani Venâncio (PRB) e o assistente de palco do programa do Ratinho, Marquito (PTB) - que encampou o impagável slogan "esquisito por esquisito, vote no Celso e no Marquito" - Russomanno foi conduzido no trajeto pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Joseph Riachi.

O candidato do PRB garantiu que, caso eleito, irá refazer "do zero" o projeto Nova Luz, que prevê a revitalização de 45 quarteirões do centro da cidade por meio de concessão de obras à iniciativa privada e afeta diretamente o comércio da região. "O projeto vai ser discutido com quem mora e trabalha aqui".

Principal projeto urbanístico da gestão de Gilberto Kassab (PSD), o Nova Luz foi suspenso pela Justiça em junho por "falta de participação popular durante as discussões do Conselho Gestor", segundo a juíza Alexandra Fuchs. O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivan Sartori, suspendeu os efeitos da liminar três semanas depois.

Para Russomanno, não se pode aceitar que o poder público desaproprie imóveis sem oferecer garantias a proprietários e lojistas de que eles retornarão à região depois da revitalização. "Esse projeto vai ser rediscutido do zero. Do jeito que está, não anda na minha gestão", prometeu. O candidato também criticou a postura de Kassab em relação à cassação da licença de funcionamento de vários shoppings. "O agente público que diz que vai fechar um shopping é um insano. Foi o poder público que deixou que o shopping abrisse de forma irregular", acusou.

Segundo colocado nas pesquisas, Russomanno terá apenas 2min11s na propaganda eleitoral, mas se disse tranquilo. "Nós tivemos um presidente da República que ganhou a eleição com um minuto e pouco de televisão, o [Fernando] Collor [PTB, hoje senador]."

Lembrado de que a eleição de 1989 contou com 22 candidatos dividindo o tempo de TV, desdenhou: "Não importa. O que importa é o recado que vamos dar. Eu ando pelas ruas, converso com as pessoas. Eu sou a voz daqueles que não conseguem falar", gabou-se.