Título: Haddad critica resultado de São Paulo no Ideb
Autor: Bueno , Sérgio Ruck
Fonte: Valor Econômico, 16/08/2012, Política, p. A8

O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, criticou ontem a administração paulistana pelo não cumprimento nas escolas municipais da cidade da meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgada anteontem pelo Ministério da Educação (MEC).

"Na cidade de São Paulo tivemos um percalço. Temos de agir rapidamente para reverter este quadro. O avanço da educação no país se deu, principalmente, por conta dos programas federais. São Paulo deve ir além da meta", disse Haddad durante encontro com profissionais da educação na sede do Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo.

A meta a ser atingida era de 4,9 para o 5º ano e 4,6 para o 9º ano. As escolas do município alcançaram respectivamente 4,8 e 4,3. O candidato propôs, em parceria com o governo federal, trazer para São Paulo os programas Universidade Aberta do Brasil, que oferece cursos de pós-graduação a professores da rede pública, e o Mais Educação, para instituir o ensino integral em escolas com pior desempenho.

Dessa forma, acredita Haddad, a meta do Ideb seria superada na cidade até 2013. "Estes centros de formação vão estar nas 31 subprefeituras. Vamos colocar as escolas com piores índices no Ideb em regime de tempo integral. A criança vai passar o dia todo na escola", prometeu.

O Ideb é um indicador criado pelo MEC em 2005 para medir a qualidade do ensino no país. Ele é calculado com base no desempenho dos alunos na Prova Brasil, que inclui português e matemática, aplicada a cada dois anos.

Questionado sobre o uso do julgamento do mensalão na campanha de José Serra (PSDB), Haddad foi ao ataque: "Existe um debate sobre a corrupção na cidade de São Paulo. Vários secretários municipais que estão respondendo a processos de improbidade." (V.L.)