Título: TRE investiga santinhos na eleição de Pernambuco
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 06/10/2006, Política, p. A14

O PT informou ontem que uma página na internet está divulgando uma imagem que mostra "santinhos" de candidatos do PFL de Pernambuco com a foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas com o número de seu adversário, o candidato tucano Geraldo Alckmin. A propaganda estaria sendo distribuída na zona rural e em algumas cidades do sertão. Na propaganda teriam sido impressos nomes e números dos seguintes candidatos: Osvaldo Coelho (federal) 2530, Geraldo Coelho (estadual) 25230, Jarbas senador 156, Mendonça governador 25 e, Lula presidente 45. Se a denúncia for comprovada, poderá custar um processo na Justiça Eleitoral contra alguns candidatos do PFL de Pernambuco. A denúncia, com fotos do panfleto, foi primeiramente veiculada no site supramax.

O advogado do presidente em Brasília (DF), Márcio Luiz Silva, disse que será aberta investigação no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco para apurar se realmente os panfletos foram distribuídos.

Já o advogado de Alckmin, Ricardo Penteado, afirmou não ter tomado conhecimento do material e considerou "a história pouco crível". "É um absurdo que alguém tenha feito isso porque, na verdade, é espalhar propaganda do Lula", disse. Além do falso número de Lula, o santinho era uma "cola pronta" com fotos e números de candidatos da coligação - alguns já eleitos.

A assessoria de imprensa de Mendonça Filho informou que teve conhecimento do panfleto por meio de blog no "Jornal do Comércio de Pernambuco" e nega que tenha produzido o santinho. O comitê também contesta a existência do material.

Segundo o diretório nacional do PT, o comitê do partido em Pernambuco busca originais do material para denunciar a coligação no TRE-PE. Mesmo com o suposto santinho, Lula obteve 70,93% dos votos válidos no Estado, contra 22,86% de Alckmin. Nas pesquisas de intenção de voto que antecediam as eleições, no entanto, Lula aparecia com 77% das intenções de voto naquele Estado. (Com agências noticiosas)