Título: PT vai intensificar agenda no Rio
Autor: Vilella, Janaina
Fonte: Valor Econômico, 09/10/2006, Política, p. A12

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo PT, pretende intensificar sua campanha no Rio de Janeiro neste segundo turno na tentativa de conquistar os votos obtidos pela senadora Heloisa Helena (P-SOL), no primeiro turno, e de reforçar presença em regiões onde perdeu para o tucano Geraldo Alckmin.

O candidato do PSDB, na primeira etapa da disputa, derrotou Lula em 22 municípios do interior. Lula, por sua vez, venceu em 70 dos 92 municípios, inclusive na capital. O presidente venceu no Estado do Rio com 49,18% dos votos, seguido de Alckmin, com 28,8% e Heloísa Helena, com 17,1%.

A aliança com o candidato do PMDB ao governo do Rio, Sérgio Cabral, faz parte de uma estratégia do petista para arrebanhar votos no interior do Estado.

Cabral tem negociado pessoalmente com a ex-governadora do Rio, Benedita da Silva, coordenadora da campanha de Lula no Estado, uma agenda conjunta com o presidente. Segundo o senador, estão agendados três grandes comícios com a participação de Lula, no Rio. A idéia é que o primeiro deles ocorra no próximo dia 16, na Cinelândia, região central do Rio. Cabral não dá pistas de onde serão realizados os outros dois. Limitou-se a afirmar que um deles será numa cidade do interior e outro na Região Metropolitana.

Segundo o senador, Lula pode ser considerado um exemplo na adoção de políticas sociais, com a implantação do Bolsa-Família, mas poderia ter seguido uma linha diferente na condução da política monetária. "A política de juros poderia, nos últimos meses, ter sido um pouco mais audaciosa, mas ele conduziu com seriedade a gestão macroeconômica do país", disse.