Título: Turistas ibéricos trazem novas aéreas para SP e Rio
Autor: Campassi, Roberta
Fonte: Valor Econômico, 09/10/2006, Empresas, p. B2

As espanholas Air Europa e Air Madrid, duas companhias aéreas pouco conhecidas no Brasil, já operam no Nordeste do país e agora preparam-se para estrear nos movimentados aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro. A investida das empresas reflete o crescente fluxo de turistas ibéricos em viagem ao Brasil e amplia a presença de empresas estrangeiras na aviação comercial brasileira. Hoje, só a BRA entre as companhias nacionais voa para a península Ibérica.

A Air Europa começará a operar duas freqüências semanais do aeroporto Tom Jobim, na capital carioca, para Madri, a partir de 6 de novembro. Um Airbus 330, para 299 passageiros, deverá fazer a rota. A companhia está no Brasil há três anos e constituiu sua base em Salvador (BA), de onde já opera vôos para a capital espanhola quatro vezes por semana. A Air Europa pertence ao grupo espanhol Globalia, cujas atividades ramificam-se pelo setor de turismo. Em 2005, o grupo faturou 2,6 bilhões de euros.

Em fevereiro de 2007, a Air Madrid pretende iniciar dois vôos semanais na rota São Paulo-Madri. Será a segunda tentativa da companhia na região com maior tráfego aéreo do país. Em 2004, a Air Madrid iniciou operações no Rio de Janeiro, mas, seis meses depois, por intervenção do então Departamento de Aviação Civil (DAC), abandonou a linha. No início deste ano, a empresa montou sua base em Fortaleza (CE) e de lá vem operando a rota para a Espanha. Segundo Gustavo Maksud, gerente comercial e principal representante da Air Madrid no Brasil, os vôos da linha estão "lotados".

A companhia aérea, que voa para 12 destinos na América Latina e 13 na Europa, tem enfrentado seguidos problemas em suas operações. De acordo com a assessoria de imprensa da Infraero em Fortaleza, os vôos da Air Madrid registram atrasos freqüentemente, alguns perto de 14 horas.

Uma reportagem do jornal espanhol "El País", no mês passado, mostra que esse problema ocorre também na Espanha e no resto da América Latina. Em setembro, um vôo para Lima, no Peru, atrasou 22 horas. Os passageiros têm protestado e o Ministério de Fomento espanhol, responsável pelo transporte aéreo, está investigando as causas dos incidentes e cogita aplicar punições. A Air Madrid informou que está operando com apenas seis aviões, do total de nove, pois três estão em manutenção.

"A companhia alugou aeronaves de outras empresas para atender à demanda e vai receber mais aviões próprios", afirmou Maksud. Segundo ele, dois Airbus 340 novos serão entregues nos próximos meses, dos quais um fará a rota para São Paulo. A Air Madrid pertence ao grupo de turismo espanhol Optursa.

As companhias devem competir com a Iberia, também espanhola, que opera 15 vôos semanais de São Paulo e Rio para a Espanha. Dentre as empresas brasileiras, a BRA tem duas freqüências para Madri, uma delas com escala em Lisboa. A Varig operava vôos diários para a Espanha, mas suspendeu a rota. Tanto a Air Europa quanto a Air Madrid ainda não têm balcões de venda e check-in nos aeroportos.

O fluxo de turistas da península Ibérica, mais italianos e franceses, cresceu acentuadamente nos últimos anos. O número de portugueses que desembarcaram no país cresceu 112%, de 2002 a 2005, para 358 mil. O número de espanhóis subiu 57% e o de italianos, 66%.