Título: Acindar, da Arcelor Mittal, cresce para atender boom imobiliário e indústria
Autor: Ribeiro, Ivo
Fonte: Valor Econômico, 09/10/2006, Empresas, p. B7

Comandada por um de seus ex-acionistas, Artur Acevedo, a Acindar, fabricante de aços longos, também está em pleno programa de crescimento, embalada pela recuperação da economia argentina. Acevedo relata que os principais mercados da siderúrgica, a construção civil e a indústria, alcançam taxas de consumo acima de 15% e a expectativa é que vão se manter em alta.

A Acindar foi adquirida, aos poucos, pela belgo-brasileira Belgo-Mineira há pouco mais de cinco anos. Desde dezembro, pertence à Arcelor Brasil e passou a fazer parte do grupo Arcelor Mittal.

Para Acevedo, a decisão de investir US$ 150 milhões na ampliação da empresa foi tomada no momento certo. De sua fábrica, que está distante quase 300 km da cidade de Buenos Aires, saem hoje 1,3 milhão de toneladas de aços como vergalhões, barras e perfis usados em obras de edifícios em geral, habitações e em produtos industriais.

A empresa domina quase metade do mercado argentino de aços longos. Com essa expansão, a Acindar passará a produzir 1,7 milhão de toneladas de aço a partir de julho de 2007.

Segundo Acevedo, os primeiros equipamentos para a usina já foram recebidos. O objetivo é atender o crescimento da demanda doméstica. "Com exceção das épocas de consumo retraído, exportamos no máximo 15% da produção", afirmou o ex-empresário em um dos intervalos da congresso mundial de siderurgia encerrado na quarta-feira na capital argentina. Nos momentos de crise, de 2001 a 2003, a fabricante chegou a embarcar ao exterior 40% do volume produzido.

A questão energética na Argentina, segundo Acevedo, não atrapalha esse programa de investimento, embora seja um tema que preocupa. "O governo está consciente disso e esperamos que tome providências", afirmou. A empresa tem apenas 8% de geração própria de energia em relação ao seu consumo, a qual é obtida à base de óleo e gás. Acevedo informou que para essa expansão da companhia está assegurado todo o suprimento desse insumo (IR).