Título: Republicanos devem apoiar retorno dos EUA ao padrão-ouro
Autor: Harding . Robin
Fonte: Valor Econômico, 24/08/2012, Internacional, p. A13

O padrão-ouro voltou ao centro da política nos Estados Unidos pela primeira vez em 30 anos, com uma "gold commission" devendo se tornar parte da política do Partido Republicano. Um esboço da plataforma eleitoral que o partido vai adotar na sua convenção em Tampa Bay, na semana que vem, prega a auditoria da politica monetária do Federal Reserve (Fed) e uma comissão para cuidar de restabelecer o laço entre dólar e ouro.

O plano mostra como cinco anos de uma política monetária frouxa e o esforço do deputado Ron Paul, que disputou a candidatura presidencial no partido, tornaram a ideia outrora desprezada de volta ao padrão-ouro uma parte legítima do debate republicano.

Marsha Blackburn, deputada do Tennessee que preside o comitê que cuida da plataforma, disse que as questões não foram adotadas simplesmente para aplacar Paul e os delegados que ele arregimentou durante sua campanha à nomeação pelo partido. "Elas foram adotadas porque são coisas com as quais os republicanos concordam", disse Blackburn ao "Financial Times". "A Câmara aprovou recentemente um projeto de lei sobre isso e trata-se de algo que acreditamos que precisa ser feito."

A proposta é reminiscente da "gold commission" criada pelo ex-presidente Ronald Reagan em 1981, dez anos após Richard Nixon ter quebrado o vínculo entre o ouro e o dólar, na crise do petróleo de 1971. Aquela comissão acabou apoiando a ideia do dinheiro garantido por um banco central, e não por uma relação com o ouro.

"Há um reconhecimento crescente do Partido Republicano, e em geral nos EUA, de que não conseguiremos "imprimir" [isto é, imprimindo moeda] nosso caminho para a prosperidade", disse Sean Fieler, presidente do American Principles Project, um grupo conservador que vem pressionando por um retorno ao padrão-ouro.

Uma comissão só teria poderes para fazer recomendações, mas Fieler disse que isso proporcionaria uma chance de educar os políticos e o público sobre os méritos de um retorno ao padrão-ouro. "Não vamos partir do nada e chegar logo ao padrão-ouro", disse.

A plataforma republicana de 1980 referia-se ao "restabelecimento de um padrão monetário confiável". A plataforma de 1984 dizia que "o padrão-ouro pode ser um mecanismo útil". Plataformas mais recentes não o mencionam. Qualquer comissão para um retorno do padrão-ouro teria que resolver uma série de questões teóricas, empíricas e práticas.

A inflação encontra-se sob controle, apesar das alegações de que a expansão do balanço do Fed levará a uma alta dos preços, enquanto o ouro vem se mostrando muito volátil. O preço do metal acumulou uma valorização de mais de 500% em dólar ao longo da última década.

Um retorno à oferta de dinheiro fixa também tiraria do banco central a capacidade de contrabalançar choques de demanda com a variação das taxas de juros. Isso poderia significar uma economia mais volátil e uma taxa média de desemprego maior.

O esboço da plataforma do Partido Republicano também endossa leis de imigração duras, parecidas com as adotadas pelo estado do Arizona, afirmando que a caça aos imigrantes ilegais deveria ser "encorajada, e não criticada".

A plataforma se opõe a qualquer forma de anistia a pessoas que entram nos Estados Unidos sem a documentação adequada e será apresentada em sua convenção nacional, que começa nesta segunda-feira na Flórida, lar de uma grande população hispânica.

Essa política vai ampliar a discórdia sobre a imigração entre Mitt Romney, o candidato republicano à Presidência, e o presidente Barack Obama, e deve favorecer o atual presidente junto ao crescente eleitorado latino.

Obama, que conseguiu dois terços dos votos dos hispânicos em 2008, fez a festa dos desiludidos eleitores latinos em junho, quando anunciou que por dois anos não vai mais deportar jovens sem documentos que atenderem certas condições.

Com a população hispânica crescendo rapidamente nos Estados onde a disputa entre republicanos e democratas é sempre mais acirrada, como Nevada e Colorado, e Estados republicanos convictos, como o Texas, devendo se tornar majoritariamente latinos em uma questão de anos, as políticas republicanas poderão alienar milhões de potenciais eleitores, alertam analistas.

Mas como tem um forte apoio no partido para uma perseguição dura aos estimados 12 milhões de pessoas que vivem ilegalmente nos EUA, Kris Kobach, o secretário de Estado do Kansas que esteve por trás da lei de imigração do Arizona, sugeriu ao comitê da plataforma republicana que endureça sua linguagem sobre a imigração.