Título: País tem tempo para aumentar produção, diz Meirelles
Autor: Leo, Sergio
Fonte: Valor Econômico, 09/01/2007, Brasil, p. A5

As importações estão crescendo cada vez mais no Brasil. O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse ontem que a demanda no Brasil está aumentando bastante, cerca de 5%, enquanto a oferta é prevista em 3,8% este ano. A diferença é suprida pela importação, que vem aumentando. No entanto, ele estima que, graças a saldos comerciais elevados, o país dispõe de "alguns anos pela frente" para aumentar a produção antes de enfrentar problemas de eventual déficit.

Ontem, na Basiléia, no encontro do G-10, reunindo os principais bancos centrais, e mais alguns BCs de países emergentes, como Brasil, China, México, Turquia e Argentina, falou-se muito de crescimento da economia, que continuará confortável este ano - mas também de riscos. Jean Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu e porta-voz do G-10, pela primeira vez colocou como principal risco o protecionismo no comércio e nos investimentos internacionais. Falou de baixa probabilidade, mas com capacidade de enorme dano se se materializar.

Na verdade, as autoridades monetárias trataram de fazer sua pressão também pela retomada da Rodada Doha, na Organização Mundial do Comércio (OMC), que visa liberalizar as trocas agrícolas, industriais e de serviços. Havia enorme expectativa sobre a reunião de alto nível entre os Estados Unidos e a União Européia, em Washington. Também há expectativa sobre a nova oferta que os americanos prometem apresentar, para cortar mais seus subsídios agrícolas domésticos, a fim de permitir um acordo na OMC. (AM)