Título: Bovespa aproveita agenda vazia para subir
Autor: Takar, Téo
Fonte: Valor Econômico, 21/08/2012, Finanças, p. C2

A Bovespa aproveita a agenda fraca deste início de semana e segue na tentativa de romper a forte resistência de 60 mil pontos, que poderia incentivar uma entrada mais forte de recursos de estrangeiros no mercado. "A semana só começa na quarta-feira", observou o estrategista de análise para pessoas físicas da Bradesco Corretora e da Ágora Corretora, José Francisco Cataldo.

Nessa data será divulgada a ata da última reunião do Fomc, o comitê de política monetária do banco central dos Estados Unidos, o Fed. A expectativa é que o documento traga alguma sinalização de afrouxamento da política monetária em breve. O Deutsche Bank destacou em relatório que, até o fim deste mês, haverá três eventos importantes para o mercado ligados ao Fed: a ata desta semana, o livro Bege (no dia 29, com dados econômicos) e o discurso do presidente da instituição, Ben Bernanke, no encontro anual de Jackson Hole, no dia 31.

Além dos Estados Unidos, a Europa continua merecendo atenção. Além dos vários indicadores previstos para quinta-feira, a chanceler alemã, Angela Merkel, tem agendado um jantar com o presidente francês, François Hollande, na quinta à noite. Na sexta, ela terá um encontro com o primeiro-ministro grego Antonis Samaras. Há especulações de que Samaras pedirá uma prorrogação de dois anos no prazo para a Grécia cumprir as reformas acertadas com a "troica", o grupo formado por representantes do Banco Central Europeu (BCE), da Comissão Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Ontem, o BCE negou rumores de que estaria discutindo um plano para fixar uma taxa de juro de referência para futuras compras de títulos soberanos de cada país da zona do euro. A história foi divulgada pela revista alemã "Der Spiegel" e deu fôlego às bolsas europeias na abertura, mas os mercados inverteram a direção e fecharam no vermelho após o desmentido do BCE. Em Wall Street, o dia foi apático, com as bolsas fechando de lado.

Por aqui, o Ibovespa destravou após o exercício do vencimento de opções sobre ações, ocorrido no início da tarde, e encerrou com leve alta de 0,34%, aos 59.283 pontos, descolada dos mercados internacionais. As ações PNA da Vale (1,89%) e ON da OGX (3,04%) ajudaram na retomada, juntamente com as construtoras Gafisa (5,69%), Rossi (5,10%) e Brookfield (3,97%); e também Eletrobras ON (3,84%) e PNB (3,16%). Já os papéis ON (-3,41%) e PN (-4,75%) da operadora Oi lideraram as baixas. O volume da bolsa alcançou R$ 9,88 bilhões, inflado pelo vencimento de opções, que respondeu por R$ 3,97 bilhões. (Colaborou Aline Cury Zampieri)