Título: Medida preocupa a brasileira Braskem
Autor: Agências internacionais
Fonte: Valor Econômico, 09/01/2007, Internacional, p. A7

A decisão do presidente Hugo Chávez de estatizar os setores de telecomunicações, de energia elétrica e alguns projetos de petróleo na Venezuela preocupa a brasileira Braskem, controlada pelo grupo Odebrecht, segundo apurou o Valor.

Embora a companhia seja do setor petroquímico, diferente daqueles atingidos diretamente pelas medidas do presidente venezuelano, a empresa tem no país de Chávez uma de suas apostas para seu crescimento.

A empresa desenvolve um projeto bilionário - que pode superar os US$ 2 bilhões - em parceria com a Pequiven, petroquímica estatal venezuelana. Foi a carta tirada da manga quando o caldo entornou na Bolívia, depois de Evo Morales ascender ao poder. Desde os anos 90, a Braskem tinha um projeto de construção de um complexo petroquímico na Bolívia, mas que tornou-se inviável com as mudanças nas regras dos preços da matéria-prima, o gás natural.

Agora, mesmo que as medidas venezuelanas de estatização não atinjam o setor petroquímico, o prêmio para o investimento no país de Chávez poderá sair mais alto do que o inicialmente previsto.